Cidadão | 7 de agosto de 2017

Comunidade de Missão do Sahy comemora 320 anos e celebra dia da padroeira

As celebrações em homenagem ao dia da padroeira da comunidade de Missão do Sahy, tiveram início às 05 horas da manhã, deste sábado, 5 de agosto, com alvorada festiva, queima de fogos e a reza do oficio da Imaculada Conceição na igreja que leva o nome da padroeira Nossa Senhora das Neves.

O prefeito Carlos Brasileiro foi um dos participantes, juntamente com muitos devotos e fies que acordaram cedo para homenagear Nossa Senhora das Neves, “ Viemos prestigiar este momento importante de celebração à Padroeira de Missão do Sahy para pedir bênçãos para todas as famílias do nosso Município e que ela continue nos iluminando com a disposição, coragem e fé para fazer cada vez mais pelo nosso povo “, disse Brasileiro.

As homenagens religiosas que tiveram início com o novenário no dia 27 de julho, terminam neste sábado, com a tradicional procissão pelas ruas da comunidade, às 18h30, e Missa solene às 19h30. Nos dias 12 E 13 (sábado e domingo) a prefeitura de Senhor do Bonfim realizará festa com diversas atrações locais e regionais.

SOBRE MISSÃO DO SAHY

O povoamento da região de Senhor do Bonfim tem sua origem ligada aos acontecimentos históricos do Brasil e da Bahia nos séculos XVII e XVIII, principalmente a catequese e escravização dos índios, o ciclo do gado e a corrida em busca de ouro e pedras preciosas.

O primeiro registro data de 1697, quando foi instalado o núcleo pioneiro de toda a região, o “Arraial da Missão de Nossa Senhora das Neves do Sahy”, sob a égide da Ordem dos Padres Franciscanos, catequisadores dos índios kiriris.

De acordo com o professor doutor e ex-prefeito Paulo Machado (In memoriam), em sua obra Cartilha Histórica sobre as origens de Senhor do Bonfim, o Arraial de Missão de Nossa Senhora das Neves de Sahy foi um dos mais antigos da então capitania da Bahia. Era, na verdade, uma missão religiosa, entregue à ordem de interesses políticos, sociais e econômicos.

VEJA TAMBÉM

Curso de licenciatura em Música com 30 vagas para Bonfim

A UNEB, a SEC e o Neojiba vão lançar o Programa Especial de Licenciatura em Música, na EaD.

leia mais...

Prefeitura convoca mais 35 aprovados no Concurso Público

O Prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, no uso de suas atribuições, e considerando o TAC firmado co...

leia mais...

Bonfim é o grande destaque na entrega do prêmio Melhores do São João

O prefeito Carlos Brasileiro, recebeu na sexta-feira (28) a premiação referente o sucesso dos festejos juninos...

leia mais...

Academia da Saúde incentiva atividades saudáveis à população

O espaço público dotado de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

leia mais...

Prefeitura inaugura pavimentação no bairro Bonfim III

Os moradores do Conjunto Habitacional Bonfim III, na grande Olaria, comemoram mais uma obra realizada pelo Gov...

leia mais...

Convocação – Concurso

O Prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, no uso de suas atribuições, e considerando o TAC, firmado c...

leia mais...