Cidadão | 14 de junho de 2017

São João é em Senhor do Bonfim, a Capital Baiana do Forró

A CIDADE


Senhor do Bonfim congrega uma região de mais de 350 mil habitantes. A cidade é bem planejada, com muitas praças e jardins, e destaca-se pela sua organização e infraestrutura urbana. Com cerca de 90 mil habitantes, está localizada em uma região com características culturais peculiares, com produção artesanal original e farta. É sede da 28ª Região Administrativa da Bahia e é um dos 20 municípios mais importantes do estado.

Com clima temperado e altitude de 550m, tem a temperatura média de 23 graus, mas, no período de inverno, a temperatura pode chegar a 14 graus. Localizado entre montanhas, o município, mesmo no Sertão, tem contato com o cerrado em algumas áreas, dando destaque para a reserva florestal do Grunga, onde é possível observar as belezas naturais do local.

A estrutura da cidade inclui dezenas de hotéis e pousadas e uma variedade de restaurantes. O comércio é forte, com empresas dos mais diversos segmentos. Bonfim ainda é cidade polo nas áreas de educação e saúde, atraindo pessoas de dezenas de cidades circunvizinhas.

Feira livre

A feira livre de Senhor do Bonfim é a segunda maior do nordeste em extensão, com cerca de 1,2 Km.  Tem seu ponto fortes às sextas e sábados, ocupando três praças localizadas na área central do comércio. Nela se encontra de tudo. Nela, já passaram pessoas famosas, desde Lampião até Luiz Gonzaga.


 A FESTA


Maior festa junina da Bahia, e entre as maiores do país, o São João de Senhor Bonfim, mesmo com a grandiosidade do evento, ainda preserva características tradicionais. Trios de sanfoneiro, bandas de pífanos (calumbis), grupos nas ruas, alvoradas juninas, grupos folclóricos, casamento matuto e o famoso Show de Espadas dão o diferencial aos festejos nos quatro cantos desta cidade.

A cidade, situada no sertão baiano, é conhecida como a Capital Baiana do Forró. Bonfim se prepara durante todo o ano para, em junho, realizar uma festa, que é o seu maior patrimônio. Centenário, o São João bonfinense atrai todos os anos milhares de turistas de todo o país, que são acolhidos com alegria e muita animação pelos filhos da terra.


O QUE VER E APROVEITAR


Grandes shows com artistas nacionais

Bandas de pífanos (calumbis)

Alvoradas juninas

Forró no Trem

Show de Espadas – Dia 23/06

Cortejo Junino

Trios de Sanfoneiro

Quadrilhas juninas

Mercado das Artes


ESTRUTURA


A festa acontece por toda a cidade, com trios de forró e grupos juninos, que fazem a alegria, de forma descontraída. Mas, em duas áreas específicas, é montada uma estrutura para realização de shows e apresentações culturais: o Espaço Gonzagão (Arraiá da Tapera) e o Espaço  Assis do Acordeon.

Espaço Gonzagão – é montado no Parque da Cidade, onde acontecem, à noite, os grandes shows da música nordestina e também nacional. Tem capacidade diária para até 80 mil pessoas. A infraestrutura inclui barracões de bebidas, área de alimentação, passarela do licor, parque infantil, banheiros químicos e estacionamento. São mais de 25 mil metros quadrados de diversão. Toda a área é fechada, com entrada através de três portais, com revista, o que garante mais segurança aos participantes.

Espaço Assis do Acordeon – fica no centro da cidade, onde acontecem, durante o dia, apresentações de trios nordestinos, artistas e bandas regionais e outros grupos tradicionais. O típico forró pé de serra anima os forrozeiros, no palco montado. O espaço é uma opção de entretenimento e encontro com a cultura nordestina. Bonfinenses e turistas curtem o xote, xaxado e baião. Na área há ainda um centro de artesanato, onde é possível adquirir peças produzidas da região.


CULTURA E TRADIÇÃO


Cortejo junino

Diversas manifestações culturais estarão se apresentando juntas no Cortejo Junino, num desfile pelas ruas da cidade, na abertura da festa.. No trajeto, paradas para apresentações de grupos tradicionais da região.  Será um dos pontos fortes da festa, com grande participação popular.

Alvoradas Juninas

As ‘alvoradas juninas’ são apresentações sempre às madrugadas, arrastando multidões pelas ruas da cidade. Famílias, grupos de amigos, trios de sanfoneiros e bandas de metais percorrem vários quarteirões durante o final da madrugada e se estende até o amanhecer. É uma festa democrática onde qualquer um pode se integrar e curtir muito forró até o dia raiar.

Grupos juninos

Nos dias de festa, grupos juninos também circulam pelas ruas da cidade com trios de sanfoneiro, levando alegria e muito forró pé de serra. Entre eles está o Caroá, que circula ao som de músicas da tradição nordestinas e que arrasta uma multidão. Há ainda o Jegue Elétrico, Bico de Urubu, entre outros, que seguem ao som do forró pelas ruas da cidade, sempre com muito humor e animação.

Forró do Sfrega

O Forró do Sfrega tornou-se a maior festa junina privada da Bahia. Aposta na mistura de ritmos para entreter milhares de pessoas, geralmente jovens. São dois dias de festa na Fazenda Sfrega, com grade diversificada de artistas famosos. A festa atrai forrozeiros de todo o país.

Manifestações Culturais

São muitas as manifestações tradicionais do São João de Bonfim. Uma delas é o Samba de Lata, que nasceu no distrito de Tijuaçu, um comunidade remanescente de quilombo, reconhecida pelo Ministério da Cultura. A influência cultural negra está fortemente presente no distrito. A manifestação cultural é singular e sua origem tem ligação com os momentos em que os habitantes da localidade buscavam água em lagos ou açudes, cantando e batendo em latas. Na festa também é possível conferir a Roda do Palmeira e o Pau de Fita do Quicé, outro distrito do município.

Show de Espadas

Além da fogueira, das explosões dos fogos e das lágrimas luminosas, na véspera do São João algumas ruas específicas da cidade são tomadas por um grande espetáculo de luzes: o Show de Espadas, onde só entra quem estiver preparado. Em algumas áreas da cidade, devidamente reservadas, bonfinenses e turistas mais corajosos travam uma batalha, sem violência, em torno de grandes fogueiras. O show é, acima de tudo, uma

grande manifestação de alegria, confraternização e beleza.  Os admirados podem acompanhar, protegidos, das janelas ou varandas das casas e edifícios. O Show de Espadas é proibido, por exemplo, no Espaço Gonzagão.


POTENCIAL DE CONSUMO


O São João de Senhor do Bonfim reúne um público com alto poder de consumo. Segundo pesquisa realizada pela Bahiatursa, cerca de 78% da composição dos gastos dos turistas, por exemplo, é com diversão, alimentação e compras. Trata-se uma oportunidade para empresas fortalecerem suas marcas e produtos e estarem próximas de potenciais consumidores, além de se relacionarem com símbolos como alegria, beleza e integração.


PROGRAMAÇÃO


ESPAÇO GONZAGÃO

• Dia 22/06 – QUINTA-FEIRA

21h00 Cortejo Cultural

00h00 Flávio José

02h00 Mano Walter

04h00 Cicinho de Assis

• Dia 23/06 – SEXTA-FEIRA

22h00 Forró Xaveco

00h00 Alcymar Monteiro

02h00 Falamansa

04h00 Pedrinho Pegação

• Dia 24/06 – SÁBADO

22h00 Nivaldo do Acordeon

00h00 Jorge de Altinho

02h00 Adelmário Coelho

04h00 Tayrone

• Dia 25/06 – DOMINGO

23h00 Chambinho do Acordeon

01h00 Fulô de Mandacaru

03h00 Banda Magníficos

04h30 Alvorada

ESPAÇO ASSIS DO ACORDEON

• Dia 22/06 – QUINTA-FEIRA

19h00-X10

19h30- Cortejo Cultural

• Dia 23/06 – SEXTA-FEIRA

16h00 – Zé do Eliziário

17h30 – Atração Cultural

18h30 – J Carlos

20h00 – Guide do Acordeon

• Dia 24/06 – SÁBADO

15h00 – Chora Moringueira

16h30 – Nilton Freitas

18h00 – Casamento Matuto

19h00 – Vagner Rosa

20h30 – Doce Malicia

VEJA TAMBÉM

Prefeito sanciona Lei que declara de utilidade pública municipal a ACASB

Pela Lei, fica declarada Utilidade Pública, a Associação das Crianças Autistas de Senhor do Bonfim.

leia mais...

Curso de licenciatura em Música com 30 vagas para Bonfim

A UNEB, a SEC e o Neojiba vão lançar o Programa Especial de Licenciatura em Música, na EaD.

leia mais...

Comunidade de Missão do Sahy comemora 320 anos e celebra dia da padroeira

As celebrações em homenagem ao dia da padroeira da comunidade, Nossa Senhora das Neves.

leia mais...

Prefeitura convoca mais 35 aprovados no Concurso Público

O Prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, no uso de suas atribuições, e considerando o TAC firmado co...

leia mais...

Bonfim é o grande destaque na entrega do prêmio Melhores do São João

O prefeito Carlos Brasileiro, recebeu na sexta-feira (28) a premiação referente o sucesso dos festejos juninos...

leia mais...

Academia da Saúde incentiva atividades saudáveis à população

O espaço público dotado de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

leia mais...