Ação e Desenvolvimento Social | 24 de abril de 2017

Ronda Maria da Penha será implantada em Senhor do Bonfim

Em reunião realizada nesta quinta-feira (20), na sede do Centro de Referencia da Mulher Mãe Sulinha – CRM foi firmada a parceria entre a Prefeitura de Senhor do Bonfim por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, Ministério Publico e Polícias Civil e Militar que teve como objetivo a implantação da Ronda Maria da Penha – RMP no município. A partir do mês de maio as mulheres bonfinenses vítimas de violência doméstica passam a contar com auxílio policial em tempo integral.

A Sargento Elizabete Meire da Silva falou sobre o intuito da reunião e sobre a implantação da RPM em Senhor do Bonfim. “Hoje nos tivemos essa reunião com os órgãos que vão participar da Rede de Atendimento à Mulher vítima de violência doméstica. Essa parceria firmada com a Prefeitura, Ministério Publico e policias civil e militar terá muito trabalho pela frente, mas para executar um trabalho todos devem estar conectados. A Ronda Maria da Penha (RMP) foi implantada na Bahia no ano de 2015 e desde então vem sendo implantada em varias cidades do interior. E agora vamos implantar esse serviço aqui em senhor do Bonfim”, pontuou.

A Ronda Maria da Penha (RMP) prevê cooperação mútua entre os órgãos envolvidos para promover: a capacitação de policiais militares que executarão a ronda, além da qualificação dos serviços de atendimento, apoio e orientação nas ocorrências policiais envolvendo mulheres vítimas de violência doméstica, para prevenir e reprimir atos de violações de dignidade do gênero feminino no enfrentamento à violência doméstica e familiar; garantir o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência; a dissuasão e repressão ao descumprimento de ordem judicial; o encaminhamento das vítimas à Rede de Atendimento à Mulher vítima de violência doméstica no âmbito municipal para o acolhimento e acompanhamento psicossocial.

Segundo o vice-prefeito, Zé Antônio a implantação da Ronda Maria da Penha em Senhor do Bonfim será um marco na segurança publica em especial para as mulheres do município. Pois somente assim as mulheres poderão ter a garantia aos seus direitos individuais.

A medida protetiva de urgência é prevista na Lei Maria da Pena (Lei 11.340/06). A Ronda foi criada através do Termo de Cooperação assinado em 08 de março de 2015 – Dia Internacional da Mulher -, em Salvador, pelas Secretarias estaduais de Política para as Mulheres e de Segurança Pública, junto à Defensoria Pública, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça.

A Secretária de Ação e Desenvolvimento Social Vera Magalhães deixou uma mensagem para as mulheres de Senhor do Bonfim. “A Ronda Maria Da Penha vem pra dizer para a mulher que ela não está sozinha. Vem para dizer às mulheres que estão com medo e acuadas que elas não estão sozinhas. O governo municipal através da nossa secretaria e do CRM estamos aqui para acolher todas que se sintam vulneráveis, ofertando acolhimento e tratamento psicossocial. Contem com nosso apoio!” Enfatizou.

O ato contou com a presença do Vereador Hermógenes Almeida, representante do Ministério publico, Promotora de Justiça Lara Leone e representantes das policias civil e militar.

VEJA TAMBÉM

Acompanhamento para o Bolsa Família está acontecendo

O objetivo é realizar o acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários.

leia mais...

Caravana da Justiça Social acontece com sucesso

Os serviços e ações aconteceram na Praça Nova do Congresso e no colégio Estadual de Senhor do Bonfim.

leia mais...

Bonfim recebe Caravana da Justiça Social

A Caravana da Justiça Social estará em Senhor do Bonfim nesta sexta-feira, dia 2 de junho, a partir das 8h.

leia mais...

Secretaria de Assistência Social promove Caminhada “Faça Bonito”

Cerca de 500 pessoas participaram da caminhada organizada pela prefeitura por meio SADS.

leia mais...

Novas regras de parceria: Poder público X Entidades não governamentais

A nova Lei de Fomento e de Colaboração (13.019/ 2014), foi tema de debate no auditório da Univasf.

leia mais...

Caminhada pela Conscientização do Autismo aconteceu em Bonfim

Para promover a inclusão, as pessoas precisam conhecer mais sobre o autismo.

leia mais...