Cultura | 27 de março de 2017

Senhor do Bonfim promove debate sobre Políticas Culturais

A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Cultura – SECULT, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura da Bahia, realizou durante os dias 24, 25 e 26 no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho e Centro Juvenil de Ciência e Cultura, o encontro de formação que teve como tema: “Políticas Culturais no Território Piemonte Norte do Itapicuru”. O objetivo do encontro foi à descentralização das políticas culturais, e o fortalecimento do programa Municípios Culturais, além de aproximar o Conselho Estadual de Cultura (CEC) das cidades baianas.

O Secretário de Cultura, Rodrigo Wanderley falou sobre a realização do encontro cultural no município. “Estamos aqui reunidos para discutir o CPF da cultura. O que é o CPF da cultura? É o conselho municipal de cultura, plano municipal de cultura e fundo municipal de cultura. Trazer pessoas de todo o território é uma forma de alavancar a produção dos selos municipais. Agora no governo do prefeito Carlos Brasileiro tomamos isso como fundamental para garantir a diversidade cultural do município e os artistas locais possam de qualificar e mostrar sua arte fora de Senhor do Bonfim”, concluiu.

O evento contou com a participação do presidente do conselho estadual de cultura – CEC, Márcio Ângelo Ribeiro, do seu vice, Emilio Tapioca, além de conselheiros e convidados. Durante os dias de realização do encontro foram debatidos junto aos conselheiros diversos temas importantes entre eles: a mobilização dos territórios para a criação dos sistemas municipais de cultura, a importância do investimento público na cultura, os desafios dos municípios diante do atual cenário político, econômico e cultural do pais, patrimônio histórico/cultural, Lei Orgânica da Cultura, Pró-Cultura e Lei Rouanet.

Em seu discurso o presidente do CEC, Márcio Ângelo Ribeiro, reafirmou que a “itinerância” do Conselho é uma estratégia significativa no estreitamento das relações entre a política pública estadual e municipal de cultura. “O envio de integrantes do Conselho Estadual como orientadores numa iniciativa municipal é um fator importantíssimo na convergência de ações e discussões que promovem, configuram e aprimoram o Sistema de Cultura”, explicou. Além de Márcio Ângelo Ribeiro, os conselheiros de cultura Ana Vaneska, Jorge Carrano e Pawlo Cidade também participaram do encontro.

VEJA TAMBÉM

Distrito de Tijuaçu comemora festa do padroeiro neste final de semana

Confira os horários das atrações musicais que irão se apresentar na festa.

leia mais...

Festa da Padroeira em Missão do Sahy foi um sucesso

Foi realizada com sucesso, neste final de semana (dias 12 e 13), no distrito de Missão do Sahy.

leia mais...

Prefeitura divulga programação da Festa da padroeira de Missão do Sahy

A festa profana ocorre neste sábado (10) e domingo (11), na praça da Igreja de Nossa Senhora das Neves.

leia mais...

Público prestigia último dia de festejos em Carrapichel

Nem mesmo a chuva desanimou os foliões que participaram dos festejos à Senhora Sant’Ana.

leia mais...

Forró Grito, Santo Antônio e Forró na Feira levam alegria junina

As festas levaram alegria para sede e distritos de Senhor do Bonfim.

leia mais...

Projeto Forró na Feira fortalece o autêntico forró pé de serra

A população Bonfinense e visitantes da região conferiram de perto o show musical com trio de forró.

leia mais...