Cultura | 27 de março de 2017

Senhor do Bonfim promove debate sobre Políticas Culturais

A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Cultura – SECULT, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura da Bahia, realizou durante os dias 24, 25 e 26 no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho e Centro Juvenil de Ciência e Cultura, o encontro de formação que teve como tema: “Políticas Culturais no Território Piemonte Norte do Itapicuru”. O objetivo do encontro foi à descentralização das políticas culturais, e o fortalecimento do programa Municípios Culturais, além de aproximar o Conselho Estadual de Cultura (CEC) das cidades baianas.

O Secretário de Cultura, Rodrigo Wanderley falou sobre a realização do encontro cultural no município. “Estamos aqui reunidos para discutir o CPF da cultura. O que é o CPF da cultura? É o conselho municipal de cultura, plano municipal de cultura e fundo municipal de cultura. Trazer pessoas de todo o território é uma forma de alavancar a produção dos selos municipais. Agora no governo do prefeito Carlos Brasileiro tomamos isso como fundamental para garantir a diversidade cultural do município e os artistas locais possam de qualificar e mostrar sua arte fora de Senhor do Bonfim”, concluiu.

O evento contou com a participação do presidente do conselho estadual de cultura – CEC, Márcio Ângelo Ribeiro, do seu vice, Emilio Tapioca, além de conselheiros e convidados. Durante os dias de realização do encontro foram debatidos junto aos conselheiros diversos temas importantes entre eles: a mobilização dos territórios para a criação dos sistemas municipais de cultura, a importância do investimento público na cultura, os desafios dos municípios diante do atual cenário político, econômico e cultural do pais, patrimônio histórico/cultural, Lei Orgânica da Cultura, Pró-Cultura e Lei Rouanet.

Em seu discurso o presidente do CEC, Márcio Ângelo Ribeiro, reafirmou que a “itinerância” do Conselho é uma estratégia significativa no estreitamento das relações entre a política pública estadual e municipal de cultura. “O envio de integrantes do Conselho Estadual como orientadores numa iniciativa municipal é um fator importantíssimo na convergência de ações e discussões que promovem, configuram e aprimoram o Sistema de Cultura”, explicou. Além de Márcio Ângelo Ribeiro, os conselheiros de cultura Ana Vaneska, Jorge Carrano e Pawlo Cidade também participaram do encontro.

VEJA TAMBÉM

“Pôr do Sol no Chafariz” recebe a atriz baiana Tânia Toko

Na sua 1 edição, o evento contou com a participação da atriz baiana Tânia Toko – Neuzão, de “Ó Paí,ó”....

leia mais...

Divulgação do São João no carnaval antecipado de Juazeiro foi sucesso

A grande novidade deste ano foi a charanga Bandinha & Cia.

leia mais...

Dia da Cultura Bonfinense é marcado pelo projeto “Poesia no Beco”

O “Poesia no Beco” acontece desde de 2014. Este é um evento de extrema importância...

leia mais...

Comunidade quilombola de Tijuaçu celebra dia da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, por meio das Secretari...

leia mais...

Distrito de Tijuaçu comemora festa do padroeiro neste final de semana

Confira os horários das atrações musicais que irão se apresentar na festa.

leia mais...

Festa da Padroeira em Missão do Sahy foi um sucesso

Foi realizada com sucesso, neste final de semana (dias 12 e 13), no distrito de Missão do Sahy.

leia mais...