Desenvolvimento da Agricultura Familiar | 28 de janeiro de 2019

Prefeito acompanha georreferenciamento de imóveis na zona rural

O prefeito de Senhor do Bonfim em exercício, José Antônio, esteve esta semana na comunidade de Garote acompanhando os técnicos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – CDS Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru – TIPNI, durante mapeamento e regularização registral dos imóveis rurais na comunidade e adjacência.

A ação é resultado do convênio firmado entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Piemonte Norte do Itapicuru. A parceria ainda conta com o apoio da secretaria de Agricultura Familiar do município de Senhor do Bonfim.

Seu Sebastião Florence do Santos é um dos beneficiados do programa de regularização fundiária, ele tem 8 hectares de terras e mora há cerca de 30 anos na comunidade. “É bom legalizar, tudo legalizado é melhor e mais garantido”, afirmou o agricultor.

A expectativa é que mais de 300 proprietários de imóveis rurais recebam em caráter definitivo o registro da propriedade rural. A demarcação dos terrenos está sendo realizada pelo moderno e eficiente sistema de georreferenciamento, o sistema permite que o levantamento possa ser realizado dentro da precisão exigida pela lei.

“Esta ação representa um importante avanço na regularização de propriedades rurais do nosso município, e garante também a cidadania a essas pessoas que durante muito tempo esperavam esse documento”, destacou o prefeito em exercício, José Antônio.

Segundo a Secretaria de Agricultura Familiar, a entrega dos títulos aos proprietários de imóveis rurais deve acontecer no período de seis meses a um ano.

” A titularização dos agricultores permite a eles acesso às políticas públicas e a crédito para investir nas suas propriedades”, destacou a secretária Damiana Duarte durante cadastramento dos participantes do programa na sede da Associação de Agricultores e Agricultoras do Garrote e Adjacência.

VEJA TAMBÉM

Prefeitura inicia entrega dos boletos do Garantia-Safra

O programa beneficia agricultores familiares que tiveram perda na safra em decorrência de seca ou enchente.

leia mais...

Combate às muriçocas é intensificado em Senhor do Bonfim

As atividades estão sendo monitoradas por uma equipe formada por técnicos.

leia mais...

Inauguração de sistema de abastecimento de água no interior

O sistema está beneficiando com água de qualidade cerca de 400 pessoas.

leia mais...

Prorrogado o prazo para pagamento dos boletos do Garantia-Safra

Caso tenha direito ao benefício, o valor será de R$ 850,00, pago em cinco parcelas.

leia mais...

Povoado de Tanquinho vai receber o Sedaf nas Comunidades

O evento traz consigo cidadania e serviços públicos para os moradores de Tanquinho e comunidades vizinhas.

leia mais...

“Sedaf nas Comunidades” é realizado em Carrapichel

O objetivo é levar os serviços ofertados pela Prefeitura para comunidades rurais do município.

leia mais...