Desenvolvimento da Agricultura Familiar | 22 de fevereiro de 2018

Prefeitura está realizando limpeza de agudas na zona rural do município

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da secretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (SDAF), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), começou na última sexta-feira (16), a limpeza e recuperação de aguadas em todo o município.

“A ação tem o objetivo de preparar as aguadas para armazenar o máximo de volume de água possível, deixando os reservatórios abastecidos por mais tempo, principalmente para suportar períodos de secas”, disse a secretária de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Damiana Duarte.

No total serão limpas e ampliadas 30 aguadas, em diversas comunidades no interior do município. Confira as localidades que serão beneficiadas nesse primeiro momento: Macambira, Campo do Meio, Pereiro, Caçador, Rancharia, Lagoa do Coxo, Fazenda Picada, Lagoa da Pedra, Baraúna, Tocaia I e II, Tapuia, Sitio da Umburana, Pica Pau, Várzea do Mulato, Quicé (Assudinho e Fazenda Lameiro), Povoado da Pedra, Ipoeiro, Assentamento Jiboia – Agrovale I e II, Fazenda Fojo, Tijuaçu, Campo Cumprido, Caco de Telha, Fazenda Mamão, Fazenda Pebas e Missão do Sahy (Varzinha).

O serviço está sendo realizado com ajuda de uma maquina retroescavadeira e tem como objetivo aumentar a profundidade do reservatório. As aguadas são coletivas e o armazenamento de água vai garantir uma boa dessedentação animal, como também para que as pessoas possam utilizar para uso doméstico.

Os recursos para limpeza das aguadas vieram do Projeto de Mecanização Rural Emergencial do Governo do Estado – Promer, na ordem de R$ 50 mil e, foi fundamental a atuação do deputado Bobô para liberação do crédito.

“Foi uma bênção, este serviço é de extrema importância para comunidade. Há mais de 20 anos não acontecia uma limpeza no tanque de Rancharia”, afirmou a presidente da Associação dos Moradores de Rancharia, Cleonice Antonieta Oliveira.

VEJA TAMBÉM

Prorrogado o prazo para pagamento dos boletos do Garantia-Safra

Caso tenha direito ao benefício, o valor será de R$ 850,00, pago em cinco parcelas.

leia mais...

Povoado de Tanquinho vai receber o Sedaf nas Comunidades

O evento traz consigo cidadania e serviços públicos para os moradores de Tanquinho e comunidades vizinhas.

leia mais...

“Sedaf nas Comunidades” é realizado em Carrapichel

O objetivo é levar os serviços ofertados pela Prefeitura para comunidades rurais do município.

leia mais...

Sedaf entrega certificados do Curso de Certificação e Produção de Orgânicos

A certificação dos produtos orgânicos abre novos mercados aos produtores.

leia mais...

Prefeito participa de Assembleia do SINTRAF

O evento aconteceu no Centro Diocesano de Senhor do Bonfim, na última terça-feira, 13 de março.

leia mais...

O inovador programa SEDAF NAS COMUNIDADES visita o Distrito de Carrapichel

A Prefeitura de Senhor Bonfim, por meio da SEDAF, realiza nesta quinta-feira (22/03), às 8h.

leia mais...