Desenvolvimento da Agricultura Familiar | 2 de março de 2017

VI Feira Regional do Umbu foi realizada com sucesso

Aconteceu nesta sexta-feira (24), na Praça Dr. José Gonçalves a VI Feira Regional do Umbu. O evento já tradicional no município foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – SINTRAF e Central das Associações da Agricultura Familiar de Senhor do Bonfim – CAAF. Os visitantes da feira tiveram a oportunidade de degustar derivados do fruto, alem de conferir a exposição de artesanato em diversos materiais como: barro, palha, madeira, pedra, plástico e tecido.

A Secretária de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Damiana Duarte ressaltou a importância da realização da feira do umbu no município. “Essa feira tem o objetivo de promover e valorizar os produtos da agricultura familiar, em especial o Umbu”. Falou.

Já o vice-prefeito de Senhor do Bonfim, Zé Antônio falou da importância econômica da cultura do umbu para a agricultura familiar do município e região. “Nos precisamos revitalizar a cultura do umbu, de forma que a nossa agro indústria possa explorar todas as opções para derivado desse fruto tão típico da nossa região, gerando emprego e renda para o nosso povo”. Falou.

Com o tema “Promovendo o desenvolvimento sustentável”, a feira, que contou com a participação de diversas associações, proporcionou aos participantes a possibilidade de degustar diversos produtos originários do umbu, como geléias, licores, doces, sucos, sorvete, balas, caldas e a tradicional umbuzada. O evento deste ano contou com o apoio da Prefeitura de senhor do Bonfim, do Presidente da Câmara de vereadores Rê do Sindicato e da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – SEDAF

O presidente da Câmara de Vereadores, Rê do Sindicato falou do projeto de lei que protege o umbuzeiro, aprovado no de 2016 pelo legislativo bonfinense. “Após a aprovação deste projeto ninguém poderá cortar, desmatar ou queimar o umbuzeiro, somente com a autorização da Secretaria de meio ambiente e se o fizer deverá replantar uma nova muda em outro local”. Disse.

Entre os presentes ao avento: o Vice prefeito – Zé Antônio, acompanhado dos secretários de governo: Administração – Claudio Nunes, Cultura – Rodrigo Wanderley, Desenvolvimento econômico, turismo e esporte – Gustavo Miranda, alem do vereador Carlos de Tijuaçu.

VEJA TAMBÉM

Lei que cria o Fundo Municipal de Apoio à Agricultura Familiar

Brasileiro, sancionou a LEI Nº 1416, aprovada pela Câmara e que dispõe sobre a criação do FUMAF.

leia mais...

Feira Orgânica Bonfinense recebe incentivo do Governo do Estado

Eram 20 barracas, agora são 50. Os produtores rurais poderão aumentar a quantidade de produtos à venda.

leia mais...

Prefeito participa da entrega de trator na comunidade de Limões

O equipamento foi entregue na tarde de domingo (09), custa cerca de R$ 150 mil.

leia mais...

Feira de Agricultura Familiar e Economia Feminista – TIPNI

O encontro contou com a participação do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador Presidente da Câmara.

leia mais...

Membros do Conselho Municipal de Desenv. Sustentável tomam posse

CMDS é um órgão independente de reflexão e consulta que representa as forças vivas do conselho.

leia mais...

Prefeitura finaliza limpeza e recuperação da aguada de Lagoa Grande

A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura ...

leia mais...