Desenvolvimento da Agricultura Familiar | 2 de março de 2017

VI Feira Regional do Umbu foi realizada com sucesso

Aconteceu nesta sexta-feira (24), na Praça Dr. José Gonçalves a VI Feira Regional do Umbu. O evento já tradicional no município foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – SINTRAF e Central das Associações da Agricultura Familiar de Senhor do Bonfim – CAAF. Os visitantes da feira tiveram a oportunidade de degustar derivados do fruto, alem de conferir a exposição de artesanato em diversos materiais como: barro, palha, madeira, pedra, plástico e tecido.

A Secretária de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Damiana Duarte ressaltou a importância da realização da feira do umbu no município. “Essa feira tem o objetivo de promover e valorizar os produtos da agricultura familiar, em especial o Umbu”. Falou.

Já o vice-prefeito de Senhor do Bonfim, Zé Antônio falou da importância econômica da cultura do umbu para a agricultura familiar do município e região. “Nos precisamos revitalizar a cultura do umbu, de forma que a nossa agro indústria possa explorar todas as opções para derivado desse fruto tão típico da nossa região, gerando emprego e renda para o nosso povo”. Falou.

Com o tema “Promovendo o desenvolvimento sustentável”, a feira, que contou com a participação de diversas associações, proporcionou aos participantes a possibilidade de degustar diversos produtos originários do umbu, como geléias, licores, doces, sucos, sorvete, balas, caldas e a tradicional umbuzada. O evento deste ano contou com o apoio da Prefeitura de senhor do Bonfim, do Presidente da Câmara de vereadores Rê do Sindicato e da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – SEDAF

O presidente da Câmara de Vereadores, Rê do Sindicato falou do projeto de lei que protege o umbuzeiro, aprovado no de 2016 pelo legislativo bonfinense. “Após a aprovação deste projeto ninguém poderá cortar, desmatar ou queimar o umbuzeiro, somente com a autorização da Secretaria de meio ambiente e se o fizer deverá replantar uma nova muda em outro local”. Disse.

Entre os presentes ao avento: o Vice prefeito – Zé Antônio, acompanhado dos secretários de governo: Administração – Claudio Nunes, Cultura – Rodrigo Wanderley, Desenvolvimento econômico, turismo e esporte – Gustavo Miranda, alem do vereador Carlos de Tijuaçu.

VEJA TAMBÉM

Convênio viabiliza fortalecimento agricultura familiar

Os recursos celebrados no convênio são da ordem de R$ 61.690,00

leia mais...

Prefeitura está realizando o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais

O registro é um instrumento de auxílio no processo de regularização ambiental de posses.

leia mais...

Agricultores Familiares de já podem aderir ao Garantia-Safra 2017/2018

Auxílio de R$850 aos agricultores familiares que perdem mais de 50% da produção devido à seca.

leia mais...

Prefeitura realiza mais uma edição do Projeto SEDAF nas Comunidades

O encontrou aconteceu na Associação Quilombola de Tijuaçu

leia mais...

Projeto SEDAF nas Comunidades, na localidade de Lagoa do Coxo

A iniciativa é levar uma série de ações de saúde e cidadania, envolvendo todas as secretarias de governo.

leia mais...

Entrega certificação orgânica a produtores da agricultura familiar

Com a certificação, os pequenos produtores da agricultura familiar têm podem comercializar seus produtos.

leia mais...