Educação | 13 de junho de 2017

1º encontro de formação continuada – Programa Novo Mais Educação

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta sexta-feira (09) no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho o 1º encontro de formação continuada para mediadores do Programa Novo Mais Educação. A capacitação foi dividida por turnos, pela manhã os mediadores foram capacitados em acompanhamento pedagógico de língua portuguesa e de matemática. Já no período da tarde a capacitação foi baseada em artes e esportes.

A Secretária de Educação, Cristiane Maia, falou sobre o trabalho realizado através do programa Novo Mais Educação, “Nesse contexto de trabalho no turno oposto, se realizam oficinas de dança, de música e de esporte de forma geral, como também formação em letramento em língua portuguesa e em matemática. Então nós temos aula de letramento em língua portuguesa e em matemática no turno oposto das aulas regulares, como também uma parte diversificada que envolve o esporte de uma forma geral: o Karatê, o Jiu-jítsu, a capoeira, a dança e o balé. Cada escola escolhe a modalidade que deseja trabalhar”, ressaltou a Secretária.

O Programa Novo Mais Educação, foi criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Em Senhor do Bonfim, o programa é coordenado pelas coordenadoras formadoras da Secretaria Municipal de Educação: Adriana Souza Santos Carvalho, Rosana Senas Gomes Sérgio e Viviane do Vale Veras Marques.

As Secretarias Municipais, Estaduais e Distrital de Educação (Entidades Executoras – EEx) aderiram ao Programa Novo Mais Educação por meio do módulo PAR do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC), com a indicação das escolas vinculadas habilitadas a aderir ao Programa. O prazo de adesão para essa etapa iniciou em 19/10/2016 e encerrou em 04/11/2016. O município de Senhor do Bonfim aderiu ao Programa com a participação de quarenta escolas contemplando 5.665alunos, que disponibilizam de acompanhamento pedagógico de língua portuguesa, acompanhamento pedagógico de matemática, e outras atividades complementares, que são selecionadas pelas escolas de acordo com a necessidade dos alunos.

Ainda segundo a Secretária de Educação, Cristiane Maia, é realizado estudo adequado para que todo planejamento da escola também esteja respeitando o plano de ação da SEMED com o propósito de transformar Senhor do Bonfim em um polo educacional e de alcançar as metas estabelecidas pelo governo municipal.

O dia de capacitação foi encerrado com apresentações culturais com: Grupo Sabiá, da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ensaiados pela facilitadora Maria Júlia Cássia da Silva, Grupo de capoeira do mestre Marinaldo, facilitador da Fundação Maternal Bonfinense e o grupo de Black Dance com o facilitador Walter da Escola Municipal Abigail Feitosa.

VEJA TAMBÉM

Dia da Cultura Bonfinense é marcado pelo projeto “Poesia no Beco”

O “Poesia no Beco” acontece desde de 2014. Este é um evento de extrema importância...

leia mais...

Comunidade quilombola de Tijuaçu celebra dia da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, por meio das Secretari...

leia mais...

Prefeito Carlos Brasileiro participa da formatura do Proerd

Na formatura também aconteceu a premiação dos alunos vencedores do concurso de redação.

leia mais...

Escolas rurais realizam encerramento do Programa Despertar

O Programa forma uma nova mentalidade nas crianças e nos jovens das escolas públicas.

leia mais...

Homenagem aos professores de Bonfim reúne cerca de 400 educadores

A festa começou pela tarde e entrou pela noite. Durante o evento, duas bandas animaram os participantes.

leia mais...

Web Conferência do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa

O objetivo da reunião foi apresentar as ações propostas para o PNAIC

leia mais...