Educação | 13 de junho de 2017

1º encontro de formação continuada – Programa Novo Mais Educação

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta sexta-feira (09) no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho o 1º encontro de formação continuada para mediadores do Programa Novo Mais Educação. A capacitação foi dividida por turnos, pela manhã os mediadores foram capacitados em acompanhamento pedagógico de língua portuguesa e de matemática. Já no período da tarde a capacitação foi baseada em artes e esportes.

A Secretária de Educação, Cristiane Maia, falou sobre o trabalho realizado através do programa Novo Mais Educação, “Nesse contexto de trabalho no turno oposto, se realizam oficinas de dança, de música e de esporte de forma geral, como também formação em letramento em língua portuguesa e em matemática. Então nós temos aula de letramento em língua portuguesa e em matemática no turno oposto das aulas regulares, como também uma parte diversificada que envolve o esporte de uma forma geral: o Karatê, o Jiu-jítsu, a capoeira, a dança e o balé. Cada escola escolhe a modalidade que deseja trabalhar”, ressaltou a Secretária.

O Programa Novo Mais Educação, foi criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Em Senhor do Bonfim, o programa é coordenado pelas coordenadoras formadoras da Secretaria Municipal de Educação: Adriana Souza Santos Carvalho, Rosana Senas Gomes Sérgio e Viviane do Vale Veras Marques.

As Secretarias Municipais, Estaduais e Distrital de Educação (Entidades Executoras – EEx) aderiram ao Programa Novo Mais Educação por meio do módulo PAR do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC), com a indicação das escolas vinculadas habilitadas a aderir ao Programa. O prazo de adesão para essa etapa iniciou em 19/10/2016 e encerrou em 04/11/2016. O município de Senhor do Bonfim aderiu ao Programa com a participação de quarenta escolas contemplando 5.665alunos, que disponibilizam de acompanhamento pedagógico de língua portuguesa, acompanhamento pedagógico de matemática, e outras atividades complementares, que são selecionadas pelas escolas de acordo com a necessidade dos alunos.

Ainda segundo a Secretária de Educação, Cristiane Maia, é realizado estudo adequado para que todo planejamento da escola também esteja respeitando o plano de ação da SEMED com o propósito de transformar Senhor do Bonfim em um polo educacional e de alcançar as metas estabelecidas pelo governo municipal.

O dia de capacitação foi encerrado com apresentações culturais com: Grupo Sabiá, da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ensaiados pela facilitadora Maria Júlia Cássia da Silva, Grupo de capoeira do mestre Marinaldo, facilitador da Fundação Maternal Bonfinense e o grupo de Black Dance com o facilitador Walter da Escola Municipal Abigail Feitosa.

VEJA TAMBÉM

Capacitação em boas práticas na manipulação de alimentos.

Com a nutricionista escolar, Starley de Sant´Anna, a realizar-se na Câmara Municipal

leia mais...

A Prefeitura e SENAR realizam a 1ª Consultoria do Programa Despertar

Através da Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

leia mais...

Educação promove oficina de contação de histórias para professores

Esses educadores colocarão em prática os ensinamentos da oficina durante as aulas.

leia mais...

Educação realiza formação com os alfabetizadores de jovens e adultos

1ª formação com os alfabetizadores que irão trabalhar com a educação de jovens e adultos no TOPA.

leia mais...

Palestra sobre a importância bons hábitos na terceira idade

Durante a palestra foram apresentadas dicas para envelhecer com saúde, veja quais foram elas.

leia mais...

1ª formação do Programa Estadual Pacto pela Educação

A capacitação voltada aos professores alfabetizadores aconteceu na UNIVASF.

leia mais...