Educação | 9 de agosto de 2017

A Prefeitura e SENAR realizam a 1ª Consultoria do Programa Despertar

Através da Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, foi realizado nesta terça-feira (08), na sede da SEMED, a 1ª Consultoria do Programa Despertar. O programa implantado no município neste ano tem como objetivo transmitir aos gestores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos das escolas do campo do município uma consciência ecológica. A coordenadora municipal do programa Despertar, Edineide Vitor, falou da importância do programa nas escolas do campo. “Esse programa trabalha as questões ambientais e é muito importante para o município. Temos realizados diversas ações que serão apresentadas à população muito em breve”, concluiu.

A representante do SENAR e responsável pela consultoria, Joelma Oliveira, falou do encontro que abordou ações realizadas pelos gestores escolares, ouviu as dificuldades encontradas, e alinhou as demais ações para o restante do ano, “Esse encontro foi muito positivo, já que conversamos com todos os representantes das 36 escolas do município, cadastradas no Programa Despertar. Hoje pudemos avaliar as ações executadas e alinhamos outras encaminhadas às escolas na formação municipal realizada no mês de junho. Conseguimos realizar em 90% das escolas o Diagnóstico da Realidade Socioambiental – DRS e planejamos outras ações como a eleição do Agente Despertar de cada escola”, falou.

Desde 2005 o Programa Despertar vem ampliando o papel social do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Bahia, tendo como objetivo promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental. O programa atende aos alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania. O Programa Despertar é destaque por estimular a consciência ambiental em estudantes e consequente à comunidade no qual ele está inserido.

Objetivos do Programa:

• Formar nova mentalidade nas crianças e nos jovens das escolas públicas, no espaço rural, com respaldo nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e voltado para os temas transversais (Meio Ambiente, Cidadania, Saúde, Ética, Trabalho e Consumo, sendo o tema Meio Ambiente o eixo das atividades), os quais tratam de questões sociais reais vivenciadas pelos alunos, pelas famílias e pela sociedade.

• Formar cidadãos capazes de valorizar e preservar o meio ambiente em que vivem.

• Habilitar educadores para desenvolver ações estratégicas sobre os temas transversais, com atividades pedagógicas significativas, a partir de projetos interdisciplinares.

• Facilitar a integração Escola / Professor / Aluno / Comunidade rural e contribuir para a formação profissional do trabalhador e do produtor rural do futuro.

VEJA TAMBÉM

Educação promove oficina de contação de histórias para professores

Esses educadores colocarão em prática os ensinamentos da oficina durante as aulas.

leia mais...

Educação realiza formação com os alfabetizadores de jovens e adultos

1ª formação com os alfabetizadores que irão trabalhar com a educação de jovens e adultos no TOPA.

leia mais...

Palestra sobre a importância bons hábitos na terceira idade

Durante a palestra foram apresentadas dicas para envelhecer com saúde, veja quais foram elas.

leia mais...

1ª formação do Programa Estadual Pacto pela Educação

A capacitação voltada aos professores alfabetizadores aconteceu na UNIVASF.

leia mais...

Formação continuada do Programa Formação pela Escola

Cerca de 40 profissionais de educação serão capacitados no programa a Distância nas Ações do FNDE.

leia mais...

Secretaria de Educação inicia vistoria nos veículos para transporte escolar

As vistorias serão realizadas a cada 2 meses com objetivo de melhorar a qualidade e a segurança do serviço.

leia mais...