Educação | 5 de junho de 2017

Bonfim sediou o 1º Encontro de Formação Municipal do Programa Despertar

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Senhor do Bonfim, realizou na última sexta-feira (02) no Centro Cultural de Senhor do Bonfim o 1º Encontro de Formação Municipal do Programa Despertar, tendo como público-alvo: gestores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas do campo.

Durante o dia de formação, conduzido pela consultora da Aste Educação – Joelma Oliveira, os educadores receberam conteúdo para os estudos e compreensão da metodologia e objetivos do programa, além das orientações de como serão trabalhados os temas na sala de aula. “O Programa Despertar tem o objetivo de promover tanto para os educadores como para os alunos uma consciência ecológica. Fazendo seu papel enquanto cidadão nesse meio ambiente, desenvolvendo nos envolvidos o espírito de coletividade na comunidade em prol das questões socioambientais do semiárido”, falou Joelma Oliveira.

Desde 2005 o Programa Despertar vem ampliando o papel social do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Bahia, tendo como objetivo promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental. O programa atende aos alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania.

O Programa Despertar é destaque por estimular a consciência ambiental em estudantes e consequente à comunidade no qual ele está inserido.

Objetivos do Programa:

• Formar nova mentalidade nas crianças e nos jovens das escolas públicas, no espaço rural, com respaldo nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e voltado para os temas transversais (Meio Ambiente, Cidadania, Saúde, Ética, Trabalho e Consumo, sendo o tema Meio Ambiente o eixo das atividades), os quais tratam de questões sociais reais vivenciadas pelos alunos, pelas famílias e pela sociedade.

• Formar cidadãos capazes de valorizar e preservar o meio ambiente em que vivem.

• Habilitar educadores para desenvolver ações estratégicas sobre os temas transversais, com atividades pedagógicas significativas, a partir de projetos interdisciplinares.

• Facilitar a integração Escola / Professor / Aluno / Comunidade rural e contribuir para a formação profissional do trabalhador e do produtor rural do futuro.

A Secretaria de Educação, Cris Mais, falou da missão do Programa Despertar que será implantado no município, “O SENAR tem a nobre missão desenvolver ações para formação profissional rural e atividades de promoção social voltadas para as comunidades do meio Rural. Foi estabelecida esta parceria entre o SENAR a partir do Programa despertar com o governo municipal através da secretaria de educação, uma vez que o programa acredita que a educação é um instrumento para formar cidadãos”, falou.

O evento contou com apresentação cultural do artista bonfinense Nando Lemos. Participaram do encontro de formação municipal: Gustavo Rebouças – Coordenador regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Ivo Santiago – Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Senhor do Bonfim.

VEJA TAMBÉM

Formação continuada do Programa Formação pela Escola

Cerca de 40 profissionais de educação serão capacitados no programa a Distância nas Ações do FNDE.

leia mais...

Secretaria de Educação inicia vistoria nos veículos para transporte escolar

As vistorias serão realizadas a cada 2 meses com objetivo de melhorar a qualidade e a segurança do serviço.

leia mais...

1º encontro de formação continuada – Programa Novo Mais Educação

O município aderiu ao Programa com a participação de quarenta escolas contemplando 5.665 alunos.

leia mais...

Nossa história é retratada durante desfile cívico dos 132 anos.

A prefeitura de Senhor do Bonfim por meio das secretarias de educação – Semed e Secretaria Municipal de Cultur...

leia mais...

População vivencia a história de Bonfim no dia do Patrimônio

Uma ação de educação patrimonial, cultural e de resgate das origens do cidadão bonfinense.

leia mais...

Prefeitura reinaugura Biblioteca Pública em Tijuaçu

A Secretaria de Educação reinaugurou na última Sexta (26/05) a Biblioteca Municipal Antônio Vieira.

leia mais...