Educação | 5 de junho de 2017

Bonfim sediou o 1º Encontro de Formação Municipal do Programa Despertar

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Senhor do Bonfim, realizou na última sexta-feira (02) no Centro Cultural de Senhor do Bonfim o 1º Encontro de Formação Municipal do Programa Despertar, tendo como público-alvo: gestores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas do campo.

Durante o dia de formação, conduzido pela consultora da Aste Educação – Joelma Oliveira, os educadores receberam conteúdo para os estudos e compreensão da metodologia e objetivos do programa, além das orientações de como serão trabalhados os temas na sala de aula. “O Programa Despertar tem o objetivo de promover tanto para os educadores como para os alunos uma consciência ecológica. Fazendo seu papel enquanto cidadão nesse meio ambiente, desenvolvendo nos envolvidos o espírito de coletividade na comunidade em prol das questões socioambientais do semiárido”, falou Joelma Oliveira.

Desde 2005 o Programa Despertar vem ampliando o papel social do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Bahia, tendo como objetivo promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental. O programa atende aos alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania.

O Programa Despertar é destaque por estimular a consciência ambiental em estudantes e consequente à comunidade no qual ele está inserido.

Objetivos do Programa:

• Formar nova mentalidade nas crianças e nos jovens das escolas públicas, no espaço rural, com respaldo nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e voltado para os temas transversais (Meio Ambiente, Cidadania, Saúde, Ética, Trabalho e Consumo, sendo o tema Meio Ambiente o eixo das atividades), os quais tratam de questões sociais reais vivenciadas pelos alunos, pelas famílias e pela sociedade.

• Formar cidadãos capazes de valorizar e preservar o meio ambiente em que vivem.

• Habilitar educadores para desenvolver ações estratégicas sobre os temas transversais, com atividades pedagógicas significativas, a partir de projetos interdisciplinares.

• Facilitar a integração Escola / Professor / Aluno / Comunidade rural e contribuir para a formação profissional do trabalhador e do produtor rural do futuro.

A Secretaria de Educação, Cris Mais, falou da missão do Programa Despertar que será implantado no município, “O SENAR tem a nobre missão desenvolver ações para formação profissional rural e atividades de promoção social voltadas para as comunidades do meio Rural. Foi estabelecida esta parceria entre o SENAR a partir do Programa despertar com o governo municipal através da secretaria de educação, uma vez que o programa acredita que a educação é um instrumento para formar cidadãos”, falou.

O evento contou com apresentação cultural do artista bonfinense Nando Lemos. Participaram do encontro de formação municipal: Gustavo Rebouças – Coordenador regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Ivo Santiago – Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Senhor do Bonfim.

VEJA TAMBÉM

Educação convoca para receber carteira de alunos que utilizam transporte

Pais ou responsáveis de estudantes estão sendo convocados.

leia mais...

Regulamentação do Conselho Escolar foi tema de oficina

O conselho escolar é composto por um colegiado de professores, funcionários, gestores, pais e alunos.

leia mais...

Abertura da Jornada Pedagógica lota Centro Cultural Ceciliano de Carvalho

A 2ª Jornada Pedagógica de Senhor Bonfim continua até a próxima sexta-feira, 9 de março.

leia mais...

Prefeitura confirma pagamento do salário dos professores

O valor da folha de pagamento dos professores é pouco mais de R$ 1,8 milhão.

leia mais...

Prefeitura divulga calendário das matrículas 2018

As matriculas para o ano letivo 2018 nas escolas da rede municipal de ensino de Senhor do Bonfim irão acontece...

leia mais...

Dia da Cultura Bonfinense é marcado pelo projeto “Poesia no Beco”

O “Poesia no Beco” acontece desde de 2014. Este é um evento de extrema importância...

leia mais...