Educação | 16 de outubro de 2017

Desfile cívico de Igara relembra principais acontecimentos no Brasil

Dando continuidade às ações alusivas a semana da criança, a Prefeitura de Senhor do Bonfim por meio da Secretaria de Educação promoveu desfile cívico educacional no período da tarde deste domingo (08) no distrito de Igara. Com o tema: Brasil “Encantos e desencantos! 1950 – 2017”, o desfile relembrou fatos que marcaram o Brasil nos últimos 67 anos. O evento contou com a participação do Colégio Estadual mariana Agostina de oliveira e das fanfarras FAMUSB e Clube dos Desbravadores.

O desfile cívico inicia-se com a passagem das Escolas Municipais Oscar Cardoso, Professora Josefa da Silva Castro e de Queimadinha, que trouxeram para o publico a lembrança dos “Anos Dourados” que marcaram a década de 1950 e que fizeram história do Brasil. Entre os principais acontecimentos desta década estão:

• A chegada da televisão ao Brasil, conhecida na época como “A caixa mágica” que logo ganhou os lares brasileiros trazendo a primeira emissora nacional, a TV Tupi.
• No esporte, a Seleção Brasileira foi campeã mundial de futebol na década de 50.
• Na política, um fato marcante foi a morte do então Presidente da Republica Getulio Vargas, fechando os acontecimentos da década de 50.

Passando para os acontecimentos da década de 1960 as Escolas Municipais Oscar Cardoso, Professora Josefa da Silva Castro e de Queimadinha, apresentaram a população os acontecimentos dos “Anos Rebeldes”, marcados por revoluções.

• Na Cultura Brasileira, surgem os movimentos Hippie e a famosa Jovem Guarda, que eram mais do que um ritmo, essa era a forma dos artistas se expressarem e protestar contra a ditadura.
• Durante a Ditadura Militar muitos jovens e lideres de movimentos foram mortos lutando contra o regime militar.

As Escolas Municipais Princesa Isabel e de Caldeirão de Dentro abordaram os principais acontecimentos da década de 1970.

• Na musica brasileira alguns artistas se destacam nessa época como: Milton Nascimento, Gal Costa, Chico Buarque, Roberto Carlos, Rita Lee, Raul Seixas, entre outros.
• O Programa de Televisão com maior sucesso na época foi o “Sitio do Pica pau Amarelo” representado pelos alunos vestidos como: Visconde de Sabugosa, Emília, Dona Benta, Cuca, Narizinho, Saci Pererê, Pedrinho e Tia Anastácia.
• Durante esse período a censura chegou ao nível absurdo, culminando com a expulsão de muitos brasileiros do pais. Entre os exilados estavam: músicos, artistas plásticos, políticos, pensadores e todos que fossem contra o governo. Nesse momento um carro da época desfilou e em suas laterais foram expostas fotos de personagens que foram exilados nesse período.

Os principais acontecimentos da década de 1980 foram relembrados pela Escola Municipal Herculano Almeida Lima que trouxe com riqueza de detalhes os principais acontecimentos deste período.

• Neste período surgem alguns ídolos, entre eles a escola destaca a apresentadora Xuxa, a turma do Balão Mágico, Caetano Veloso, Cazuza e o grupo Menudos.
• Uma grave crise política atinge o país, pressões por eleições que resultou no movimento “Diretas Já”, onde a população saia as ruas clamando por democracia.
• Mesmo que indiretamente um presidente civil foi eleito: Tancredo Neves faleceu dia 21 de abril de 1985, poucas horas antes de tomar posse como Presidente do Brasil.
• Primeiros casos da AIDS, que levou centenas de brasileiros a morte.
A Escola Municipal Herculano Almeida Lima também relembrou os principais acontecimentos da década de 1990. Entre eles exibiu:
• Os trapalhões se torna o programa de TV mais assistido da época
• Nessa década acontece a ECO 92, Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, gerando grandes avanços na preservação do meio ambiente.
• Em 1992 o então Presidente da Republica Fernando Collor de Melo sofre o Impeachmant sobe acusações de corrupção.
• Em 1994 o Brasil perde um de seus ídolos, morre o piloto Airton Sena, Tri Campeão de Formula 1.
Dos anos 2000 até os dias atuais, no Brasil ocorrem muitos avanços tecnológicos, representados pelos alunos da Escola Municipal Herculano Almeida Lima.
• A tecnologia, computador, redes sociais, smartfones, invadem o Brasil, permitindo que a população tenha acesso à informação de tudo que acontece no mundo em tempo real.
• O Brasil sediou os Jogos olímpicos no ano de 2016, fazendo a sua melhor participação nas olimpíadas.
• Surge uma das maiores epidemias do país, afetando todos os estados brasileiros. A dengue dizimou milhares de brasileiros e deixou seqüelas em muitos outros.

O desfile foi encerrado retratando a insatisfação da população brasileira com o atual cenário político do país. Após o encerramento do desfile todos puderam cantar e dançar ao som da Banda Palpite e da cantora Ivete Lima.

Acompanharam o desfile: o Prefeito de Senhor do Bonfim Carlos Brasileiro, secretários de governo, os vereadores: Mimo, Pebinha, Lucia Cerqueira e Andreilto Almeida e pelo Coordenador do UAB – Pólo de Senhor do Bonfim – Gleidson Rios.

VEJA TAMBÉM

Escolas rurais realizam encerramento do Programa Despertar

O Programa forma uma nova mentalidade nas crianças e nos jovens das escolas públicas.

leia mais...

Homenagem aos professores de Bonfim reúne cerca de 400 educadores

A festa começou pela tarde e entrou pela noite. Durante o evento, duas bandas animaram os participantes.

leia mais...

Web Conferência do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa

O objetivo da reunião foi apresentar as ações propostas para o PNAIC

leia mais...

Educação conclui curso de capacitação do Programa Formação pela Escola

Concluiu nesta quarta-feira (18) o curso de capacitação do Programa de Transporte Escolar – PTE

leia mais...

Finalizada as ações alusivas a Semana das crianças com grande Desfile Cívico

Com o tema “Brasil: Unidos nós podemos mais! Semear, aprender e viver o ser criança!”.

leia mais...

Prefeitura comemora dia das crianças com alunos da educação infantil

Na oportunidade participaram diversas brincadeiras e realizaram distribuição de kits.

leia mais...