Educação | 28 de julho de 2017

Palestra sobre a importância bons hábitos na terceira idade

A prefeitura de Senhor do Bonfim por meio da Secretaria de Educação promoveu nesta quarta-feira (26) na Escola Municipal Thomaz Guimarães palestra de orientação sobre a importância de bons hábitos na terceira idade. A orientação alimentar foi ministrada pela nutricionista Starley Sant’ana e contou com a presença da diretora da escola – Aline Valéria Coelho e com a participação de técnicos em nutrição.

Durante a palestra foram apresentadas dicas para envelhecer com saúde, entre elas:

1 – Pratica atividades físicas – A prática regular de exercícios proporciona mais disposição e previne o surgimento de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, osteoporose, obesidade e colesterol alto.

2 – Alimentação saudável – Enriquecer a alimentação diária com grãos integrais, frutas, legumes e verduras é muito importante para a saúde. Fonte de cálcio e vitamina D, o leite e seus derivados evitam a osteoporose. As proteínas são aliadas na preservação do sistema imunológico e dos músculos. Enquanto as fibras atuam no bom funcionamento do intestino. Já as gorduras boas, auxiliam a prevenir doenças do coração.

3 – Ingestão de água – Ingerir, no mínimo, oito copos de água por dia. Essa é a orientação para melhorar a digestão, reduzir o inchaço, evitar infecções e aumentar a absorção de nutrientes pelo organismo, que passa a funcionar corretamente, elevando as chances de uma velhice saudável.

4 – Exercite o cérebro – Leia, assista a filmes, jogue baralho, palavras cruzadas, ou até mesmo aprenda uma nova língua. O que vale é praticar atividades que estimulem o raciocínio. Ao fortalecer o cérebro, você também previne a perda de memória.

5 – Ter sono regular – Durma cerca de sete a oito horas por noite. A privação do sono pode comprometer a concentração e o raciocínio, gerar ganho de peso e até o envelhecimento precoce. Respeite a necessidade de descanso mental e físico do seu corpo. Assim, na hora de dormir, evite atividades e situações que possam interferir no sono. Lembre-se: quem dorme menos do que o necessário fica propenso a infecções, obesidade, hipertensão, diabetes, além de baixa qualidade e expectativa de vida.

6 – Abandonar maus hábitos – Evite o cigarro, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e atitudes motivadas pelo estresse no trabalho ou em casa. Esses comportamentos aumentam a produção de radicais livres no organismo, que, em excesso, levam ao envelhecimento precoce e diminuem a saúde. Cultive boas relações e dedique mais tempo ao que te faz sentir bem.

A palestra teve como foco principal a alimentação saudável para a terceira idade e a nutricionista passou informações importantes para os idosos da comunidade local. “A dieta para idosos deve ser balanceada para proporcionar um ótimo estado nutricional, prevenindo ou tratando disfunções orgânicas e problemas de saúde. Para isso, todos os nutrientes devem ser ingeridos e a alimentação deve estar adequada quantitativa e qualitativamente”, falou Starley.

VEJA TAMBÉM

A Prefeitura e SENAR realizam a 1ª Consultoria do Programa Despertar

Através da Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

leia mais...

Educação promove oficina de contação de histórias para professores

Esses educadores colocarão em prática os ensinamentos da oficina durante as aulas.

leia mais...

Educação realiza formação com os alfabetizadores de jovens e adultos

1ª formação com os alfabetizadores que irão trabalhar com a educação de jovens e adultos no TOPA.

leia mais...

1ª formação do Programa Estadual Pacto pela Educação

A capacitação voltada aos professores alfabetizadores aconteceu na UNIVASF.

leia mais...

Formação continuada do Programa Formação pela Escola

Cerca de 40 profissionais de educação serão capacitados no programa a Distância nas Ações do FNDE.

leia mais...

Secretaria de Educação inicia vistoria nos veículos para transporte escolar

As vistorias serão realizadas a cada 2 meses com objetivo de melhorar a qualidade e a segurança do serviço.

leia mais...