Cidadão | 30 de maio de 2017

População vivencia a história de Bonfim no dia do Patrimônio

Como parte da programação das celebrações pelo aniversário de 132 anos de emancipação política de Senhor do Bonfim, a prefeitura por meio da Secretaria de Educação realizou nesta quarta-feira (24) o “Dia do Patrimônio”, uma ação de educação patrimonial, cultural e de resgate das origens do cidadão bonfinense, que levou estudantes e a população em geral a uma viagem no tempo, mostrando lugares e contando a história de pessoas que tiveram papel determinante para Senhor do Bonfim, desde a sua origem as margens da lagoa habitada por tropeiros, até os dias atuais.

A abertura do Dia do Patrimônio aconteceu na Praça Nova do Congresso com apresentações de grupos de quadrilha junina das escolas do município, e musicais como dos meninos do Instituto Psicopedagógico de Senhor do Bonfim – IPPB que cantaram o hino de Senhor do Bonfim. Foram montados diversos stands com exposições de quadros, artesanatos e distribuição de brindes. O Prefeito Carlos Brasileiro acompanhado do seu vice Zé Antônio, secretários de governo e vereadores abriu o evento falando do resgate da cultura bonfinense. “O tema, Bonfim: Um museu de grandes novidades foi uma boa sacada da secretária de educação Cristiane Maia e do professor da UNEB Reginaldo Carvalho. Por que tem gente que mora em Bonfim e não conhece determinados patrimônios que foram construídos pelos nossos ancestrais, antigos prefeitos e entidades. E junto com membros do governo irei visitar o nosso patrimônio”, finalizou o prefeito.

O passeio pela história de Senhor do Bonfim partia da Praça Nova do Congresso com rotas diferenciadas passando pelos 41 pontos de visitação espalhados por todo o município. Essa ação foi realizada das 8h às 17h e de maneira gratuita. Cada ponto visitado contava com guias formados por alunos e profissionais de educação para mostrar a história do local visitado ou do personagem em exibição, orientando sobre seus feitos que propiciaram o seu ingresso na história do município.

O prefeito que esteve acompanhado da secretária de educação Cristiane Maia visitou diversos pontos históricos do município, tendo seu início no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim – CESB, que contou a historia desta unidade escolar desde a sua fundação como Colégio dos Maristas até hoje. Foram homenageadas grandes personalidades que passaram pela instituição e ficaram marcadas em sua história como a ex-diretora Olga Campos de Menezes, o compositor e maestro Fernando Dantas. O prefeito que também foi aluno se despediu do passeio ao som do coral Orquestra da Saudade.

O segundo ponto visitado foi o centenário prédio da Prefeitura de Senhor do Bonfim, nessa segunda etapa do passeio acompanhado da Presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Norma Leite foi contada a história do prédio que já abrigou a cadeia municipal e câmara de vereadores, além de todos os prefeitos que já governaram o município. O prefeito acompanhou também apresentações de dança dos alunos da Escola Municipal de Cariacá e da Fanfarra da Escola Municipal Herculano Almeida Lima.

O prefeito juntamente com a secretária Cristiane Maia e a superintendente pedagógica Dulcineia Medeiros passaram ainda por pontos importantes da cidade que contam um pouco da sua história ao longo dos anos como:

A Igreja presbiteriana Lírio dos Vales, que completa esse ano o seu centenário;

O Clube União e Recreio que também falou dos tempos áureos de seu funcionamento e promoveu exposição com fotografias históricas contando passagens importantes dos seus 122 anos de fundação;

Cine Teatro São José que funcionou de 1927 a 1984 no prédio em frente à Praça Dr. Antônio Gonçalves onde atualmente funciona uma igreja evangélica;

Cemitério São Marcos, nesse ponto o prefeito visitou túmulos de cidadãos importantes na história do município como: do poeta e patrono da ACLASB, Deraldo Felix Martins, do diretor e dramaturgo, José de Souza Carvalho (Zé Almerinda);

6º Batalhão de Policia Militar, aqui conhecu a história da corporação em Senhor do Bonfim através de fotografias e exposição de equipamentos de uso restrito da polícia.

O passeio cultural foi finalizado em dois pontos marcantes para a cidade. O penúltimo ponto visitado foi a Praça da Lagoa local que deu origem ao município. Nesse ponto foi contada através de apresentações teatrais a história da colonização do local que está diretamente relacionada à busca de ouro e pedras preciosas. O local abrigava uma rancharia de tropeiros no século XVII, servindo de pouso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores que transitavam naquela Região.

O passeio histórico encerrou-se no prédio do Bispado, onde todos puderam ver a exposição de fotos antigas do prédio do bispado antes da restauração e conhecer a história dos bispos que passaram pelo município. O passeio findou-se com um tour pelas dependências do Bispado, guiado pelo próprio Bispo Dom Francisco Canindé Palhano.

Ao final do Dia do Patrimônio a secretária de educação Cristiane Maia falou sobre a realização do evento: “O projeto-Bonfim: um museu de grandes novidades tem o objetivo não só de propiciar o resgate histórico do patrimônio, mas também de despertar no povo bonfinense o sentimento de pertencimento à Terra do Bom Começo, à Vila Nova da Rainha – a nossa Senhor do Bonfim!

A idéia é que futuramente o projeto seja incluído na proposta curricular do município.

VEJA TAMBÉM

Senhor do Bonfim confirma título de Capital Baiana do Forró

Após quatro dias de festa no espaço Gonzagão, com apresentações marcantes e muito forró, chegou ao fim o São J...

leia mais...

Espaço Assis do Acordeon é sucesso no São João de Senhor do Bonfim

O Espaço Assis está localizado na praça Dr. Antônio Gonçalves, centro da cidade.

leia mais...

Organização e nova estrutura proporcionam segurança no Gonzagão

O planejamento do São João de Senhor do Bonfim iniciou-se no dia 5 de janeiro e se propôs a fazer o melhor São...

leia mais...

São João de Senhor Bonfim atrai Multidão nos três primeiros dias de festa

Uma multidão prestigiou o primeiro dia oficial de festa na Capital Baiana do Forró.

leia mais...

Governador Rui Costa visita a Senhor do Bonfim nesta terça (20)

Na oportunidade entregará a construção da BA que liga a Sede ao Distrito de Quicé.

leia mais...

Secretário de Saúde do Estado vistoria HDAM

Foi pauta a execução de melhorias e implementação de novos serviços em Senhor do Bonfim.

leia mais...