Educação | 28 de agosto de 2017

Prefeitura de Senhor do Bonfim promove palestras sobre inclusão social

Seguindo o cronograma de ações alusivas as comemorações da semana da pessoa com deficiência a prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação – SEMED, promoveu, no auditório da UNIVAS, uma série de palestras sobre diversidade e inclusão social. O evento foi aberto com a apresentação da estudante universitária Raiane Felix, portadora de deficiência visual que realizou a leitura de texto reflexivo de autoria de Mario Quintana, intitulado: “Deficiências” que aborda a inclusão social.

As palestras foram ministradas pelo Assistente Social e Educativo do INSS – Jamerson Luiz G. dos Santos que utilizou à temática: Utilização do BPC e suas funções e pelo o Professor Pedro Paulo, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – Mestre em educação- Especialista em Educação de Jovens e Adultos e filosofia contemporânea – Graduado em Pedagogia e filosofia com o tema: Educação Inclusiva – Um desafio para a escola contemporânea. Tendo como público-alvo: professores e coordenadores da rede municipal, pais de alunos atendidos nas salas de recurso do município, representantes da Associação das Crianças Autistas de Senhor do Bonfim – ACASB e do Centro de Atendimento Educacional Especializado Tatiana Morais Santana de Campo Formoso.

Em sua fala a Coordenadora da Educação Inclusiva, Ednalda Alves falou das conquistas alcançadas para as pessoas com deficiência. “Hoje visualizamos conquistas importantes como: a lei brasileira de inclusão de 06 de julho de 2015 e a convenção internacional dos direitos da pessoa com deficiência e seu protocolo alternativo. Porém, precisamos que essas leis saiam do papel e sejam realmente usadas. Não adianta ter direitos e não usufruir. Temos que buscar que a inclusão social seja realmente implantada não só na forma de leis, mas no coração de cada cidadão”, concluiu.

No período da tarde ocorreu a culminância do projeto “Aceitando as diferenças” realizada na Escola Municipal Nívea Seixas encerrando as atividades do dia.

Entre os presentes: a Superintendente Pedagógica, Dulcineia Cândida – representante da Secretaria de Educação, Cristiane Maia, Coordenadora Formadora – Márcia Virginia, a Diretora Pedagógica – Maria das Neves e o vereador Andreilto Almeida.

Programação:
28/08 – Caminhada “Conviver e acolher as diferenças na Terra do Bom Começo”
– Saída da Praça nova do Congresso as 08:30h.
– Apresentação de capoeira e aeróbica inclusiva na Praça Juracy Magalhães.

VEJA TAMBÉM

Diversas atividades marcam o aniversário de 133 anos

A segunda-feira, 28 de maio, data de aniversário de emancipação político-administrativa de 133 anos do municíp...

leia mais...

Dia do Patrimônio abre programação de aniversário de 133

Comemoração da emancipação político-administrativa de Senhor do Bonfim.

leia mais...

3° Conferência Estadual de Educação da Bahia- COEED 2018

Aconteceu nos dias 03 e 04 de maio em Salvador, no hotel Fiesta, a COEED 2018

leia mais...

Evento discute os desafios da alimentação saudável na escola

O encontro foi muito importante para estimular as boas práticas e a promoção da alimentação saudável.

leia mais...

Educação convoca para receber carteira de alunos que utilizam transporte

Pais ou responsáveis de estudantes estão sendo convocados.

leia mais...

Regulamentação do Conselho Escolar foi tema de oficina

O conselho escolar é composto por um colegiado de professores, funcionários, gestores, pais e alunos.

leia mais...