Educação | 22 de agosto de 2017

Prefeitura inicia projeto de inclusão digital com alunos da zona rural

A prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação – SEMED, em parceria com Instituto Federal Baiano (Campus de Senhor do Bonfim) iniciou na última sexta-feira (18) o Projeto: Utilização metodológica do computador na educação do campo como ferramenta de ensino, para professores e alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos do Distrito de Carrapichel e das comunidades de estiva, Canavieira, Itapicuri, Caatinguinha, Caco de Telha e Lagoa do Peixe. Na primeira aula os alunos e professores conheceram a estrutura que terão a sua disposição no campus do IF em Senhor do Bonfim como laboratório de informática durante as 40 horas de capacitação.

A coordenadora formadora do EJA, Edvone da Silva Souza falou sobre a execução do projeto com professores e alunos do campo. “Na aula inaugural tivemos a presença de cerca de 90 alunos e 20 profissionais de educação. Através dessa parceria será ministrado um curso de 40 horas, dividido 20 horas para alunos e 20 horas para professores. Nesse primeiro momento apenas 40 alunos e 15 professores iniciarão a capacitação especifica da utilização do computador como instrumento educacional com aulas sendo ministradas duas vezes por semana”, falou.

Este projeto tem como objetivo apresentar e capacitar docentes para a utilização do computador na educação, apresentando aplicativos básicos para melhorara a metodologia da educação no campo. Promovendo a inclusão digital dos docentes e discentes conscientizando sobre o bom uso do computador no ensino educacional, aperfeiçoando suas metodologias de ensino através dos conhecimentos adquiridos pela informática.

“Com esse projeto pretendemos que os alunos e professores do EJA passem á conhecer um pouco mais o mundo da informática. Então, o nosso objetivo é tentar expandir o que nos temos de bom e qualidade, feito dentro do campus para a sociedade de uma forma geral. Eu sempre digo que o IF Baiano sempre esteve com as portas abertas e que a sociedade deveria provocar mais, para que não só venha fazer ações aqui, mas principalmente fora do campus”, ressaltou Américo Lopes Filho, Professor do IF Baiano e autor do projeto de inclusão digital para os alunos do campo de Senhor do Bonfim.

VEJA TAMBÉM

Diversas atividades marcam o aniversário de 133 anos

A segunda-feira, 28 de maio, data de aniversário de emancipação político-administrativa de 133 anos do municíp...

leia mais...

Dia do Patrimônio abre programação de aniversário de 133

Comemoração da emancipação político-administrativa de Senhor do Bonfim.

leia mais...

3° Conferência Estadual de Educação da Bahia- COEED 2018

Aconteceu nos dias 03 e 04 de maio em Salvador, no hotel Fiesta, a COEED 2018

leia mais...

Evento discute os desafios da alimentação saudável na escola

O encontro foi muito importante para estimular as boas práticas e a promoção da alimentação saudável.

leia mais...

Educação convoca para receber carteira de alunos que utilizam transporte

Pais ou responsáveis de estudantes estão sendo convocados.

leia mais...

Regulamentação do Conselho Escolar foi tema de oficina

O conselho escolar é composto por um colegiado de professores, funcionários, gestores, pais e alunos.

leia mais...