Educação | 10 de outubro de 2017

Prefeitura realiza desfile contando a história do Distrito de Carrapichel

Dando início as ações em comemoração à Semana da Criança, a Prefeitura de Senhor do Bonfim por meio da Secretaria de Educação realizou neste domingo (08) desfile cívico educacional no distrito de Carrapichel com o tema: “Viver e reviver suas memórias”.

O desfile acompanhado pelo prefeito Carlos Brasileiro, seu vice Zé Antônio, secretários de governo e os vereadores Hermógenes Almeida e Lucia Cerqueira, teve como objetivo levar a população em geral a uma viagem no tempo, mostrando lugares e contando a história de pessoas que tiveram papel determinante para a localidade, desde a sua origem até os dias atuais. O projeto foi muito bem recebido pela população e retratou com exatidão valores e memórias socioculturais que traduzem o sentido de orgulho em ser Carrapichelense.

Durante o desfile os alunos das escolas municipais mergulharam no passado oportunizando a comunidade local o contato direto com a história do distrito, conhecendo um pouco mais sobre as personalidades que tiveram seus feitos reconhecidos em prol da comunidade, da cultura, religiosidade, produção de alimentos, entre outros.

As várias alas do desfile contaram a trajetória do distrito, como por exemplo:
• Achegada da estação ferroviária que representou um momento de desenvolvimento de Carrapichel;

• Personalidades que desempenharam papel importante na comunidade como: Iranice Almeida – Tabeliã, Ózio Almeida – Oficial de cartório, Raimundo do Duda – Juiz de paz, Hermógenes Almeida – que atualmente exerce a função de vereador;

• Construção do PSF na primeira gestão do atual Prefeito Carlos Brasileiro. Atualmente oferece a população serviços de: dentista, médicos, enfermeiros, ginecologista, agentes comunitários de saúde, entre outros;

• Religião, os alunos das escolas municipais do distrito levaram andores com imagens dos santos padroeiros do distrito e comunidades vizinhas, mostrando a fé da população:

Os alunos da Escola Municipal Professora Maia Euda Xavier e Escolinha Doce Infância levaram as imagens de Nossa Senhora de Sant’Ana e São Joaquim, padroeiros do distrito.

Os alunos da Escola Municipal Ruy Barbosa levaram a imagem de Santo Expedito, padroeiro da comunidade de Itapicuru.

Os alunos da Escola Municipal da Caatinguinha levaram a imagem de Nossa Senhora do perpetuo Socorro, padroeira da comunidade.

Os alunos da Escola Municipal Santo Antônio levaram a imagem de Santo Antonio, padroeiro do povoado de Barroca do Faleiro.

Os alunos da Escola Municipal de Mulungu levaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Povoado de Mulungu.

Os alunos da Escola Municipal de Lagoa do Peixe levaram a imagem do Bom Jesus, padroeiro do povoado de Lagoa do Peixe.

Os alunos da Escola Municipal de Caco de Telha levaram a imagem de São José Operário, padroeiro da comunidade de Caco de Telha.

• Riquezas produzidas no Distrito como: Beiju, Frutas e verduras orgânicas.

• Cultural, exibiu festas que acontecem ou aconteciam no distrito como:
Blocos de festa, Missa do Vaqueiro, Terno de Reis, Roda e Corrida de Argolinha.

• Esportistas, que homenageou filhos da terra que se destacaram no esporte como Marinaldo Nascimento, que comandou de 1980 a 2005 equipes como: Cruzeirinho, Vera Cruz e Nacional sendo campeão da Copa rural por diversas vezes.

• Educação, foram homenageados alguns professores que dedicaram suas vidas passando seus ensinamentos, como: Rosemar Ribeiro, Silvandira Teodória, Maria das Dores entre outras.

O desfile contou ainda com a participação dos Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia, das fanfarras: Famusb – Fanfarra Musical de Senhor do Bonfim, Fanfarra do Colégio Estadual Julio Cesar Salgado e da Brigada de Incêndio do município.

VEJA TAMBÉM

Educação conclui curso de capacitação do Programa Formação pela Escola

Concluiu nesta quarta-feira (18) o curso de capacitação do Programa de Transporte Escolar – PTE

leia mais...

Finalizada as ações alusivas a Semana das crianças com grande Desfile Cívico

Com o tema “Brasil: Unidos nós podemos mais! Semear, aprender e viver o ser criança!”.

leia mais...

Prefeitura comemora dia das crianças com alunos da educação infantil

Na oportunidade participaram diversas brincadeiras e realizaram distribuição de kits.

leia mais...

Questões ambientais foram abordadas no distrito de Quicé

As escolas municipais se uniram durante o desfile para externar a situação que a natureza enfrenta.

leia mais...

Desfile cívico de Igara relembra principais acontecimentos no Brasil

Dando continuidade às ações alusivas a semana da criança.

leia mais...

Palestra em celebração a vida fechando as ações do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

leia mais...