Educação | 30 de maio de 2017

Prefeitura reinaugura Biblioteca Pública em Tijuaçu

A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através da Secretaria Municipal de Educação, reinaugurou na última Sexta (26/05) a Biblioteca Municipal Antônio Vieira na Comunidade Quilombola de Tijuaçu. A inauguração representa a oportunidade de oferecer serviços com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção, e funcionará como um espaço sociocultural, com amplo acervo dos mais variados assuntos – preservando e difundo o conhecimento, principalmente sobre a cultura local, suas memórias e suas histórias. O ato solene foi aberto com apresentação cultural do Grupo Quilombola Percussão Afro e contou com a presença do prefeito Carlos Brasileiro, do vice Zé Antônio, secretários de governo, o vereador Carlos de Tijuaçu, convidados e a comunidade.

A Biblioteca Pública Municipal Antônio Vieira foi inaugurada durante o segundo mandato do prefeito Carlos Brasileiro, por seu vice e ex-secretário de educação Paulo Batista Machado, como forma de homenagear um bonfinense ilustre, Antônio Vieira, natural do distrito de Tijuaçu, bacharel em biblioteconomia, antropólogo social, PhD em ciências sociais e Conferencista nos Estados Unidos e no continente africano. “A partir de agora a população de Tijuaçu poderá ter acesso ao rico acervo disponibilizado nesse espaço que é de vocês. Aqui vocês encontrarão paradidáticos, livros para pesquisa e histórias infantis. Logo teremos muitos outros livros e vocês poderão conhecer muito mais sobre a sua própria cultura e principalmente sobre o cidadão e conterrâneo de vocês que dá nome à biblioteca”, finalizou.

Quem também se fez presente foi Alcione Vieira, sobrinha de Antônio Vieira, que fez questão de agradecer pela homenagem. “Gostaria de agradecer ao prefeito Carlos Brasileiro e a secretaria de educação Cristiane Maia, essa biblioteca representa muito bem Antônio Vieira e seu legado cultural”, falou. A secretária de educação Cristiane Maia, salientou que está em busca de estabelecer parcerias com UNEB, UFBA e UNIVASF afim de enriquecer o acervo, bem como com todos os pesquisadores através das suas teses, dissertações e monografias que falam da cultura quilombola.

VEJA TAMBÉM

Educação convoca para receber carteira de alunos que utilizam transporte

Pais ou responsáveis de estudantes estão sendo convocados.

leia mais...

Regulamentação do Conselho Escolar foi tema de oficina

O conselho escolar é composto por um colegiado de professores, funcionários, gestores, pais e alunos.

leia mais...

Abertura da Jornada Pedagógica lota Centro Cultural Ceciliano de Carvalho

A 2ª Jornada Pedagógica de Senhor Bonfim continua até a próxima sexta-feira, 9 de março.

leia mais...

Prefeitura confirma pagamento do salário dos professores

O valor da folha de pagamento dos professores é pouco mais de R$ 1,8 milhão.

leia mais...

Prefeitura divulga calendário das matrículas 2018

As matriculas para o ano letivo 2018 nas escolas da rede municipal de ensino de Senhor do Bonfim irão acontece...

leia mais...

Dia da Cultura Bonfinense é marcado pelo projeto “Poesia no Beco”

O “Poesia no Beco” acontece desde de 2014. Este é um evento de extrema importância...

leia mais...