Educação | 16 de outubro de 2017

Questões ambientais foram abordadas no distrito de Quicé

Dando seguimento as ações que estão sendo realizadas durante a Semana da Criança, a Prefeitura de Senhor do Bonfim por meio da Secretaria de Educação promoveu desfile cívico educacional nesta terça-feira (10), desta vez no distrito de Quicé. Com o tema “Mãe Terra: A natureza espera um gesto seu!”. O desfile abordou questões ambientais como desmatamento, poluição, extrativismo e formas de preservação ambiental. O evento contou com a participação das escolas municipais: Professora Judite Ferreira de Santana e Lagoa da Pedra, os Brigadistas de incêndio do município e o grupamento de Bombeiros Civis.

O prefeito de Senhor do Bonfim Carlos Brasileiro assistiu o desfile acompanhado do vice-prefeito Zé Antônio, secretários de governo, do Presidente da Câmara de Vereadres Reinaldo Santana (Rê do Sindicato) e do vereador Gerivaldo Sampaio e da representante do Núcleo Territorial de Educação – NTE-25, Giselda Feitosa.

As escolas municipais se uniram durante o desfile para externar ao publico a situação critica que a natureza enfrenta nos dias atuais. Exemplificando problemas facilmente encontrados no dia a dia e que estão provocando a morte dos rios, extinção de muitos exemplares da fauna e flora das nossas florestas. Pensando nisso o desfile foi divido por alas, nas quais diversos pontos negativos da ação humana na natureza bem como algumas soluções socioambientais.

Como principais causadores dos problemas na natureza foram apontados:

• Na primeira ala, crianças com imagens do planeta chorando, seguravam uma malha azul representando os rios e mar poluídos.
• A segunda ala, crianças desfilaram com mascaras de gotinhas com torneiras e mangueiras, abordando o consumismo exagerado da água através de desperdício e da irrigação.
• A terceira ala abordou problemas enfrentados pelo solo, vestidos com camisas marrons os alunos abordaram problemas como: desmatamento, uso de agrotóxico, erosão, desertificação, assoreamento dos rios e extinção da fauna e flora.
• A quarta ala abordou problemas climáticos como aquecimento global, queima de combustíveis fosseis e mudanças climáticas, e decomposição de resíduos que poluem o meio ambiente.

Na segunda parte do desfile foram apontadas possíveis soluções para amenizar o sofrimento da natureza. Com o tema: “Onde existe preservação e revitalização da natureza , existe futuro”.

• Reaproveitamento de garrafas pets e copos plásticos descartáveis, na confecção de cortinas, enfeites entre outras soluções para o material plástico que degradariam o meio ambiente.
• A limpeza dos rios, representado por crianças com roupa de banho
• O reflorestamento das matas ciliares foi representado por mudas de plantas levadas durante o desfile.
• Construção de cisternas para o armazenamento de água, representada por maquetes feitas de papelão.
• Revitalização dos rios e tratamento de esgoto.
• Reflorestamento e preservação da vegetação, representada pela passagem das crianças com plantas da caatinga.
• Expansão da agricultura familiar através de produtos orgânicos.
• Atividades de apicultura e piscicultura
• Construção do aterro sanitário
• Implantação da coleta seletiva

O Governo municipal está preocupado com as questões ambientais, pensando nisso aderiu ao Programa Despertar neste ano de 2017, que tem como objetivo promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental. O programa atende aos alunos da educação do Campo, do infantil ao 9º ano do ensino fundamental e também as turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA do município, trabalhando a educação socioambiental com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania e pluralidade cultural. Assim o Programa Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania.

O encerramento do desfile foi marcado com apresentações, primeiro do grupo de ballet, que dançou ao som da musica Xote Ecológico de Luiz Gonzaga. Logo após a Fanfarra Mirim fez a sua apresentação. Vale ressaltar que tanto o ballet quanto a Fanfarra Mirim são projetos executados através do Programa Novo Mais Educação, nas escolas da rede municipal. A Banda Musical de Quicé – BAMUQ finalizou o desfile com sua apresentação composta por 52 componentes divididos em músicos e evolução. A BAMUG representará o município no concurso de fanfarras regional neste mês.

VEJA TAMBÉM

Educação convoca para receber carteira de alunos que utilizam transporte

Pais ou responsáveis de estudantes estão sendo convocados.

leia mais...

Regulamentação do Conselho Escolar foi tema de oficina

O conselho escolar é composto por um colegiado de professores, funcionários, gestores, pais e alunos.

leia mais...

Abertura da Jornada Pedagógica lota Centro Cultural Ceciliano de Carvalho

A 2ª Jornada Pedagógica de Senhor Bonfim continua até a próxima sexta-feira, 9 de março.

leia mais...

Prefeitura confirma pagamento do salário dos professores

O valor da folha de pagamento dos professores é pouco mais de R$ 1,8 milhão.

leia mais...

Prefeitura divulga calendário das matrículas 2018

As matriculas para o ano letivo 2018 nas escolas da rede municipal de ensino de Senhor do Bonfim irão acontece...

leia mais...

Dia da Cultura Bonfinense é marcado pelo projeto “Poesia no Beco”

O “Poesia no Beco” acontece desde de 2014. Este é um evento de extrema importância...

leia mais...