Educação | 3 de abril de 2018

Regulamentação do Conselho Escolar foi tema de oficina

Ocorreu na terça-feira, 20, no Colégio Casinha Feliz, a primeira Oficina Progesção – Projeto Gestores em Ação. O evento realizado pela Secretaria de Educação de Senhor do Bonfim, aconteceu durante toda manhã e cerca de 40 gestores da rede municipal de ensino participaram da capacitação.

A abertura ficou a cargo do coordenador pedagógico, Adilson Dias, que abordou o papel do conselheiro escolar e a obrigatoriedade da regulamentação do Conselho como estratégia de gestão democrática.

“O Conselho é uma ligação importante entre a sociedade e o governo. Essa formação visa discutir a obrigatoriedade do conselho escolar , para que nas escolas do município, as decisões sejam tomadas de forma compartilhadas, e com a participação dos pais, alunos e governo”, enfatizou o coordenador.

A capacitação por meio do projeto Gestores em Ação, teve início no segundo semestre de 2017. “Hoje está acontecendo a segunda etapa do Progesção, e a importância maior do projeto é a formação continuada da nossa equipe de gestores”, destacou a diretora de Gestão Escolar, Naiara Bamberg.

O conselho escolar é composto por um colegiado de professores, funcionários, gestores, pais e alunos. A criação, constituição e funcionamento dos conselhos escolares estão previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação [Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996] e reafirmados no Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, cujo projeto de lei tramita no Congresso Nacional desde dezembro de 2010.

“É importante que a gente respeite a legislação, e que as decisões sejam tomadas de forma coletiva, para que a gestão na escola aconteça efetivamente de forma democrática — de forma que todos estejam interagindo —, e que as decisões sejam coletivas e respaldas pela lei”, salientou a secretária de Educação, Cristiane Maia.

Durante a Oficina Progesção, uma nova ferramenta de produtividade escolar que conecta professores e alunos pela internet foi apresentada aos participantes da capacitação.

“Com a plataforma Edmodo, professores e alunos vão poder interagir além da sala de aula com atividades virtuais, compartilhar materiais, participar de turmas e discussões. O programa é uma espécie de rede social voltada especialmente para a área de educação, ” esclareceu o palestrante e técnico em informática da secretaria de Educação, Adegilson Barros.

Segundo a Secretaria de Educação de Senhor do Bonfim, ainda este ano, a plataforma Edmodo estará à disposição dos alunos e professores das escolas municipais.

Conselho Escolar

O Conselho de Escola tem natureza consultiva (consultar, aconselhar e/ou dar parecer sobre um assunto), deliberativa (tomada de decisão de acordo com a legislação), fiscalizadora (acompanhar, fiscalizar e avaliar as ações e aplicação dos recursos financeiros) e mobilizadora (articular às comunidades para ações efetivas nas escolas).

Conforme estatuto, em cada unidade de ensino mantida pelo poder público municipal, o mandato dos conselheiros eleitos será de dois anos, sendo permitido apenas uma recondução.

VEJA TAMBÉM

Diversas atividades marcam o aniversário de 133 anos

A segunda-feira, 28 de maio, data de aniversário de emancipação político-administrativa de 133 anos do municíp...

leia mais...

Dia do Patrimônio abre programação de aniversário de 133

Comemoração da emancipação político-administrativa de Senhor do Bonfim.

leia mais...

3° Conferência Estadual de Educação da Bahia- COEED 2018

Aconteceu nos dias 03 e 04 de maio em Salvador, no hotel Fiesta, a COEED 2018

leia mais...

Evento discute os desafios da alimentação saudável na escola

O encontro foi muito importante para estimular as boas práticas e a promoção da alimentação saudável.

leia mais...

Educação convoca para receber carteira de alunos que utilizam transporte

Pais ou responsáveis de estudantes estão sendo convocados.

leia mais...

Abertura da Jornada Pedagógica lota Centro Cultural Ceciliano de Carvalho

A 2ª Jornada Pedagógica de Senhor Bonfim continua até a próxima sexta-feira, 9 de março.

leia mais...