Saúde | 14 de junho de 2017

Mutirão de Glaucoma em Senhor do Bonfim atende 359 pessoas

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, realizou durante os dias 8,9 e 12 de junho o mutirão de atendimentos de consultas para diagnósticos e tratamento do glaucoma. O atendimento do mutirão realizado na Academia da Saúde, localizada no Parque da Cidade, colabora para o diagnóstico e o tratamento, viabilizando mais acesso aos serviços de saúde na área oftalmológica.

Com a realização das consultas e exames, o objetivo do mutirão do glaucoma foi realizar o diagnóstico precoce e encaminhar o paciente para o tratamento adequado. Durante a ação foram atendidas 359 pessoas, algumas já pertencentes ao programa, e outras passaram pela triagem com a admissão de novos pacientes ao programa, bem como o exame de campo visual juntamente com a entrega de colírio.

A coordenadora do Oftalmodiagnose, Loreane Reis, falou sobre a realização da ação de combate ao Glaucoma, “Durante a ação, será realizado um pré-atendimento com aferição da pressão intraocular, depois os pacientes realizarão uma avaliação médica para detectar a apresenta dos sintomas da doença. Os pacientes que forem diagnosticados serão encaminhados para que recebam o devido tratamento. Para os pacientes em tratamento e os que forem diagnosticados durante o mutirão receberão o colírio, medicamento indicado para o tratamento e que provoca a diminuição da pressão intraocular”, concluiu.

O glaucoma é uma doença ocular hereditária, degenerativa e progressiva causada principalmente pelo aumento da pressão do olho e que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada a segunda causa de cegueira no mundo. Por ser silenciosa a pessoa tem dificuldade de sentir os sintomas do glaucoma. E quando descobre, muitas vezes, está em estado avançado, o que gera dificuldade para recuperar a visão periférica, que pode levar à cegueira.

VEJA TAMBÉM

Academia da Saúde incentiva atividades saudáveis à população

O espaço público dotado de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

leia mais...

Bonfim realizará a 5ª Conferência Municipal de Saúde

“Saúde com qualidade e eficiência: um compromisso de toda sociedade Bonfinense”.

leia mais...

Vigilância Sanitária disponibiliza vacina antirrábica

A vacinação será realizada no antigo II Centro de Saúde, sempre ás terças e quintas-feiras.

leia mais...

Bonfim realizará a 5ª Conferência Municipal de Saúde

“Saúde com qualidade e eficiência: um compromisso de toda sociedade Bonfinense”.

leia mais...

Projeto Bonfinense “Sou Amigo do SAMU, não passo trotes!”

Recebe menção honrosa no 2º Simpósio de Saúde da família do Vale do São Francisco – UNIVASF.

leia mais...

Prefeito acompanha a execução do Programa Mutirão de Cirurgias Eletivas

No período de 03 a 07 de julho foram atendidos 85 pacientes que realizaram procedimentos cirúrgicos.

leia mais...