Saúde | 15 de maio de 2017

Prefeitura reinaugura o CAPS I Renascer – Centro de Atenção Psicossocial

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (10), a reinauguração do CAPS I Renascer – Centro de Atenção Psicossocial do município. O evento da Prefeitura de Senhor do Bonfim por meio da secretaria de saúde contou com a participação do prefeito Carlos Brasileiro; secretários municipais; do Presidente da Câmara Rê do Sindicato; vereadores; do diretor do Hospital Regional, Humberto Monteiro; do medico Dr. Antônio Jairo; da Coordenadora do Caps I Renascer, Renata Costa Alves; diversos profissionais da Prefeitura e da comunidade local.

O prefeito Carlos Brasileiro fez um breve relato sobre a chegada do Programa de atendimento Psicossocial ao município durante o seu primeiro mandato. “O primeiro Caps chegou a Senhor do Bonfim durante o nosso governo no ano de 2005 para atender uma demanda existente e que não tinha um local especifico para seu tratamento. E agora com a vinda do Caps I para esse novo espaço permite dar aos profissionais da área e aos seus usuários o valor que merecem. Já que o antigo local não era apropriado, não oferecendo as mesmas condições para essa atividade”, falou.

O Serviço implantado no município desde 2005 possui caráter aberto e comunitário, dotados de equipes multiprofissionais. O Caps I atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de quinze mil habitantes.

A unidade está atendendo com uma equipe formada por um médico Psiquiatra, enfermeira, Psicólogo, assistente social, e coordenadora. Esta obra proporciona, além do acesso universal e igualitário, um serviço público diferenciado, tendo em vista a humanização dos serviços públicos de saúde oferecidos à população, tudo em prol da dignidade dos seus usuários.

A secretária de saúde, Angeli Matos aproveitou para agradecer aos profissionais que trabalham no Caps I desde a sua implantação no município no ano de 2005. “O Caps I foi implantado em senhor do Bonfim no dia 20 de dezembro de 2005 e de lá pra cá nós temos dois grandes guerreiros que são Dr. Antônio Jairo e Nadir que resistiram desde a sua inauguração, enfrentando todas as adversidades para que essa unidade prestasse um serviço de qualidade. Em especial quero agradecer a você Dr. Antonio Jairo por que nesses últimos anos esse programa foi desvalorizado e você se manteve fiel aos pacientes e este programa sem deixá-los desassistidos”, concluiu.

O Caps I Renascer agora conta com um espaço amplo que possibilita aos seus 635 usuários cadastrados uma estrutura física compatível com a proposta assistencial pretendida, possuindo ambientes como: Consultório médico; sanitários com acesso a deficientes físicos, sala de triagem; sala do psicólogo, sala de oficinas; cozinha e refeitório.

VEJA TAMBÉM

Academia da Saúde incentiva atividades saudáveis à população

O espaço público dotado de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

leia mais...

Bonfim realizará a 5ª Conferência Municipal de Saúde

“Saúde com qualidade e eficiência: um compromisso de toda sociedade Bonfinense”.

leia mais...

Vigilância Sanitária disponibiliza vacina antirrábica

A vacinação será realizada no antigo II Centro de Saúde, sempre ás terças e quintas-feiras.

leia mais...

Bonfim realizará a 5ª Conferência Municipal de Saúde

“Saúde com qualidade e eficiência: um compromisso de toda sociedade Bonfinense”.

leia mais...

Projeto Bonfinense “Sou Amigo do SAMU, não passo trotes!”

Recebe menção honrosa no 2º Simpósio de Saúde da família do Vale do São Francisco – UNIVASF.

leia mais...

Prefeito acompanha a execução do Programa Mutirão de Cirurgias Eletivas

No período de 03 a 07 de julho foram atendidos 85 pacientes que realizaram procedimentos cirúrgicos.

leia mais...