Saúde | 15 de maio de 2017

Prefeitura reinaugura o CAPS I Renascer – Centro de Atenção Psicossocial

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (10), a reinauguração do CAPS I Renascer – Centro de Atenção Psicossocial do município. O evento da Prefeitura de Senhor do Bonfim por meio da secretaria de saúde contou com a participação do prefeito Carlos Brasileiro; secretários municipais; do Presidente da Câmara Rê do Sindicato; vereadores; do diretor do Hospital Regional, Humberto Monteiro; do medico Dr. Antônio Jairo; da Coordenadora do Caps I Renascer, Renata Costa Alves; diversos profissionais da Prefeitura e da comunidade local.

O prefeito Carlos Brasileiro fez um breve relato sobre a chegada do Programa de atendimento Psicossocial ao município durante o seu primeiro mandato. “O primeiro Caps chegou a Senhor do Bonfim durante o nosso governo no ano de 2005 para atender uma demanda existente e que não tinha um local especifico para seu tratamento. E agora com a vinda do Caps I para esse novo espaço permite dar aos profissionais da área e aos seus usuários o valor que merecem. Já que o antigo local não era apropriado, não oferecendo as mesmas condições para essa atividade”, falou.

O Serviço implantado no município desde 2005 possui caráter aberto e comunitário, dotados de equipes multiprofissionais. O Caps I atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de quinze mil habitantes.

A unidade está atendendo com uma equipe formada por um médico Psiquiatra, enfermeira, Psicólogo, assistente social, e coordenadora. Esta obra proporciona, além do acesso universal e igualitário, um serviço público diferenciado, tendo em vista a humanização dos serviços públicos de saúde oferecidos à população, tudo em prol da dignidade dos seus usuários.

A secretária de saúde, Angeli Matos aproveitou para agradecer aos profissionais que trabalham no Caps I desde a sua implantação no município no ano de 2005. “O Caps I foi implantado em senhor do Bonfim no dia 20 de dezembro de 2005 e de lá pra cá nós temos dois grandes guerreiros que são Dr. Antônio Jairo e Nadir que resistiram desde a sua inauguração, enfrentando todas as adversidades para que essa unidade prestasse um serviço de qualidade. Em especial quero agradecer a você Dr. Antonio Jairo por que nesses últimos anos esse programa foi desvalorizado e você se manteve fiel aos pacientes e este programa sem deixá-los desassistidos”, concluiu.

O Caps I Renascer agora conta com um espaço amplo que possibilita aos seus 635 usuários cadastrados uma estrutura física compatível com a proposta assistencial pretendida, possuindo ambientes como: Consultório médico; sanitários com acesso a deficientes físicos, sala de triagem; sala do psicólogo, sala de oficinas; cozinha e refeitório.

VEJA TAMBÉM

Governo assina convênio de mais de R$ 4 milhões para investir nas UTIs

O convênio 007/2018 libera recursos para modernizar as instalações do HDAM.

leia mais...

Entregue projeto arquitetônico para implantação de UTI no HDAM

Na manhã desta quinta-feira,26 de abril, o prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, acompanhado do Dep...

leia mais...

Entrega de balanças e fitas métricas para agentes comunitários de saúde

Essa é uma valorização aos nossos agentes que não medem esforços para realizar um bom trabalho.

leia mais...

HDAM: Divulgada vencedora para elaborar o projeto arquitetônico

O Prefeito Municipal de Senhor do Bonfim, Estado Bahia, Carlos Brasileiro, no uso de suas atribuições legais, ...

leia mais...

Reforma no prédio do Lacen provoca pausa no atendimento

O motivo da pausa é o odor forte causado durante aplicação de resina e a raspagem do piso.

leia mais...

Sesab descarta campanha contra febre amarela em Senhor do Bonfim

A cidade não está entre as áreas de recomendação para vacina de Febre Amarela.

leia mais...