Assistência Social | 3 de abril de 2018

Caminhada marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta segunda-feira (2), foi realizada pela Associação de Crianças Autistas de Senhor do Bonfim (Acasb). Dezenas de crianças autistas, pais, professores e profissionais da saúde participaram da ação.

A caminhada saiu da Praça da Praça Nova e percorreu o centro da cidade. Alunos de três escolas municipais participaram da caminhada, Dr. José Gonçalves, Luís Viana e Imaculada Conceição, além do Instituto Psicopedagógico. O tema do evento este ano foi “Por uma sociedade mais consciente e inclusiva”.

Umaira Soares de Araújo é mãe de duas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e presidente da Acasb, durante a caminhada ela alertou sobre a importância da conscientização sobre o autismo.
“O Dia Mundial de Conscientização do Autismo visa informar sobre o autismo para que as pessoas tenham respeito e não preconceito com as nossas crianças, elas também tem direito de viver em comunidade”, enfatizou Umaira.

A coordenadora geral da Educação Inclusiva da prefeitura de Senhor do Bonfim, Ednalda Alves, também participou da caminhada e falou sobre a parceria que o município tem com a Acasb.
“Em nossa cidade , os alunos com autismo estudam em salas regulares (ensino fundamental I e II), e também é oferecido um atendimento nas salas de recursos, onde eles recebem um reforço com profissionais especializados”, enfatizou Ednalda.

O evento de conscientização iniciou no dia 26 de março com a sensibilização nas escolas da rede municipal, por meio dos professores de Atendimento Educacional Especializado – AAE.
A programação alusiva ao Dia do Autismo termina no dia 5 de abril (quinta-feira), com a palestra: Autismo na perspectiva de Aprendizagem, que será apresentada pela psicóloga Kaliane Jambeiro Rocha, no Hotel Novo Leste, a partir das 19h.

No mesmo dia e local, às 20 horas, a psicóloga Fernanda Maria Curaçá Magalhães, irá ministrar uma palestra com o tema: A importância da Família no Desenvolvimento da Criança Autista.

A Associação de Crianças Autistas de Senhor do Bonfim foi fundada há sete anos e atualmente tem cerca de 60 mães cadastradas. No total , 53 crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos participam da entidade.
.
“É preciso olhar com igualdade e respeito, não podemos ter um olhar diferente. A conscientização sobre o que é o autismo é o melhor caminho para acabar com o preconceito”, disse Carlos Brasileiro, prefeito de Senhor do Bonfim, durante a caminhada.

Origem do Dia Mundial do Autismo
Comemorado no dia 02 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

VEJA TAMBÉM

Caminhada encerra a programação da campanha “Faça Bonito”

Não podermos ficar calados com relação ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

leia mais...

Entrega de balanças e fitas métricas para agentes comunitários de saúde

Essa é uma valorização aos nossos agentes que não medem esforços para realizar um bom trabalho.

leia mais...

Projeto da Secretária de Assistência Social leva serviços para Tijuaçu

Ao todo, foram ofertados mais de 30 serviços e atividades para os moradores da localidade.

leia mais...

Cursos gratuitos para beneficiários Bolsa Família

Confira a programação.

leia mais...

Workshop discute trabalho infantil em Senhor do Bonfim

O evento propôs a discussão de técnicas e políticas para combater o problema.

leia mais...

Nova Diretoria do Conselho Municipal do Idoso tem eleição e posse

12 de dezembro, foi eleita a Mesa Diretora do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).

leia mais...