Assistência Social | 4 de julho de 2018

Capacitação do Programa Criança Feliz em Senhor do Bonfim

A Secretaria de Assistência Social do município de Senhor do Bonfim está realizando capacitação voltada para as equipes que participam do Programa Primeira Infância no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) – Programa Criança Feliz. A Capacitação promovida pelo Governo do Estado tem por objetivo formar supervisores e visitadores municipais.

A capacitação começou na terça-feira, 26, e vai até o sábado, 30 de junho. O evento está acontecendo no campus da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) e conta com 40 participações entre supervisores e visitadores. Os municípios participantes são Senhor do Bonfim, Antônio Gonçalves, Andorinha e Chorrochó.

O programa foi instituído em 2016 pelo Governo Federal e está presente em vários municípios do Brasil. “ A capacitação é obrigatória e ela é executada através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, por meio da superintendência de Assistência Social”, disse a coordenadora Estadual do Programa 1ª Infância no SUAS, Neila Soledade.

Durante as aulas estão sendo realizadas oficinas de orientação com recursos didáticos e aulas práticas para que os participantes possam aprender a metodologia da visita domiciliar. A carga horária total do curso será de 40 horas.

Um dos critérios para a participação dos municípios na capacitação é dispor de unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). “Atualmente temos quatros Cras em Senhor do Bonfim, nosso objetivo com a capacitação é alcançar 800 pessoas inseridas nos grupos prioritários do programa”, disse Gabriela Carvalho, superintendente da Política de Assistência Social de Senhor do Bonfim.

O público prioritário a ser trabalhado são gestantes, crianças de até três anos e as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, bem como crianças de até seis anos e as famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (PBC), e crianças de até seis anos e afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva.

VEJA TAMBÉM

Prefeitura entrega leite arrecadado durante passeio no Trem do Forró

Foram arrecadados 4.646 pacotes de leite e 14 entidades beneficiadas.

leia mais...

CRAS Alto da Maravilha muda de endereço para melhor atender a população

O CRAS Alto da Maravilha funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h.

leia mais...

Caminhada encerra a programação da campanha “Faça Bonito”

Não podermos ficar calados com relação ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

leia mais...

Entrega de balanças e fitas métricas para agentes comunitários de saúde

Essa é uma valorização aos nossos agentes que não medem esforços para realizar um bom trabalho.

leia mais...

Caminhada marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dezenas de crianças autistas, pais, professores e profissionais da saúde participaram da ação.

leia mais...

Projeto da Secretária de Assistência Social leva serviços para Tijuaçu

Ao todo, foram ofertados mais de 30 serviços e atividades para os moradores da localidade.

leia mais...