Educação | 23 de agosto de 2017

Prefeitura inicia ações comemorativas da semana da pessoa com deficiência

A prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação, está realizando diversas ações alusivas à Semana da Pessoa com Deficiência, neste ano com o tema: “Conviver e acolher as diferenças na Terra do Bom Começo”. Como parte da programação foi realizada nesta segunda-feira (21) a primeira ação com a inauguração e entrega da sala de recursos multifuncional tipo I da Creche Escola Francesco Galli, localizada no bairro do Bonfim III. A cerimônia de inauguração foi aberta com apresentação de dança, que contou com a participação da aluna portadora de necessidades especiais, Andressa da Silva Trindade, de 09 anos.

Em sua fala a Coordenadora da Educação Inclusiva, Ednalda Alves falou da alegria e importância da entrega da sala de recursos as crianças com deficiência. “O meu sentimento é de alegria por estar recebendo essa sala que oportunizará um trabalho que garantirá o respeito e o desenvolvimento da pessoa com deficiência”, falou.

Essa sala é resultado das ações do programa instituído pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, visando apoiar a organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, atendendo alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, deficientes sensoriais, deficientes intelectuais e altas habilidades ou superdotação, cujo atendimento será realizado em turno oposto ao da classe comum.

A Secretária de Educação Cristiane Maia falou do trabalho realizado pela educação inclusiva do município. “Por acreditar na igualdade de direitos e abraçar a causa da inclusão é que o governo municipal através do setor especifico de coordenação geral de educação inclusiva, coordenado pela professora Ednalda Alves que nós teremos uma extensa programação durante toda a semana. Quando se trata de educação inclusiva é importante que se diga que a escola não está apenas acolhendo o aluno com necessidades especiais, mas a família também. Para que todos os envolvidos nesse processo passem a respeitar as diferenças e a acolher as adversidades”, falou a secretária.

Programação:

22/08 – Mobilização e sensibilização com cinema inclusivo nas escolas.
23/08 – Palestras na UNIVASF no turno matutino com o Assistente Social e Educativo do INSS – Jamerson Luiz G. dos Santos com a temática: Utilização do BPC e suas funções. Palestra com o Professor Pedro Paulo, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – Mestre em educação- Especialista em Educação de Jovens e Adultos e filosofia contemporânea – Graduado em Pedagogia e filosofia com o tema: Educação Inclusiva – Um desafio para a escola contemporânea.
24 e 25/08 – Mobilização e sensibilização nas escolas com Arte Inclusiva.
28/08 – Caminhada “Conviver e acolher as diferenças na Terra do Bom Começo”
– saída da Praça nova do Congresso as 08:30h.
– Apresentação de capoeira e aeróbica inclusiva na Praça Juracy Magalhães.
Entre os presentes a inauguração: o Chefe de Gabinete, Helder Amorim, a Diretora da Creche Escola Francesco Galli, Elza Valota, a Diretora Pedagógica, Maria das Neves, a Diretora da Gestão SUAS, Francisca Ferreira, a assistente social do CRAS Alto da Maravilha, Silvania Barreto, além de pais e alunos.

VEJA TAMBÉM

Mais uma Sala de Recursos Multifuncionais

O espaço visa oferecer suporte às necessidades educacionais dos educandos com deficiência.

leia mais...

Diversas atividades marcam o aniversário de 133 anos

A segunda-feira, 28 de maio, data de aniversário de emancipação político-administrativa de 133 anos do municíp...

leia mais...

Dia do Patrimônio abre programação de aniversário de 133

Comemoração da emancipação político-administrativa de Senhor do Bonfim.

leia mais...

3° Conferência Estadual de Educação da Bahia- COEED 2018

Aconteceu nos dias 03 e 04 de maio em Salvador, no hotel Fiesta, a COEED 2018

leia mais...

Evento discute os desafios da alimentação saudável na escola

O encontro foi muito importante para estimular as boas práticas e a promoção da alimentação saudável.

leia mais...

Educação convoca para receber carteira de alunos que utilizam transporte

Pais ou responsáveis de estudantes estão sendo convocados.

leia mais...