Educação | 23 de agosto de 2017

Prefeitura inicia ações comemorativas da semana da pessoa com deficiência

A prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação, está realizando diversas ações alusivas à Semana da Pessoa com Deficiência, neste ano com o tema: “Conviver e acolher as diferenças na Terra do Bom Começo”. Como parte da programação foi realizada nesta segunda-feira (21) a primeira ação com a inauguração e entrega da sala de recursos multifuncional tipo I da Creche Escola Francesco Galli, localizada no bairro do Bonfim III. A cerimônia de inauguração foi aberta com apresentação de dança, que contou com a participação da aluna portadora de necessidades especiais, Andressa da Silva Trindade, de 09 anos.

Em sua fala a Coordenadora da Educação Inclusiva, Ednalda Alves falou da alegria e importância da entrega da sala de recursos as crianças com deficiência. “O meu sentimento é de alegria por estar recebendo essa sala que oportunizará um trabalho que garantirá o respeito e o desenvolvimento da pessoa com deficiência”, falou.

Essa sala é resultado das ações do programa instituído pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, visando apoiar a organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, atendendo alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, deficientes sensoriais, deficientes intelectuais e altas habilidades ou superdotação, cujo atendimento será realizado em turno oposto ao da classe comum.

A Secretária de Educação Cristiane Maia falou do trabalho realizado pela educação inclusiva do município. “Por acreditar na igualdade de direitos e abraçar a causa da inclusão é que o governo municipal através do setor especifico de coordenação geral de educação inclusiva, coordenado pela professora Ednalda Alves que nós teremos uma extensa programação durante toda a semana. Quando se trata de educação inclusiva é importante que se diga que a escola não está apenas acolhendo o aluno com necessidades especiais, mas a família também. Para que todos os envolvidos nesse processo passem a respeitar as diferenças e a acolher as adversidades”, falou a secretária.

Programação:

22/08 – Mobilização e sensibilização com cinema inclusivo nas escolas.
23/08 – Palestras na UNIVASF no turno matutino com o Assistente Social e Educativo do INSS – Jamerson Luiz G. dos Santos com a temática: Utilização do BPC e suas funções. Palestra com o Professor Pedro Paulo, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – Mestre em educação- Especialista em Educação de Jovens e Adultos e filosofia contemporânea – Graduado em Pedagogia e filosofia com o tema: Educação Inclusiva – Um desafio para a escola contemporânea.
24 e 25/08 – Mobilização e sensibilização nas escolas com Arte Inclusiva.
28/08 – Caminhada “Conviver e acolher as diferenças na Terra do Bom Começo”
– saída da Praça nova do Congresso as 08:30h.
– Apresentação de capoeira e aeróbica inclusiva na Praça Juracy Magalhães.
Entre os presentes a inauguração: o Chefe de Gabinete, Helder Amorim, a Diretora da Creche Escola Francesco Galli, Elza Valota, a Diretora Pedagógica, Maria das Neves, a Diretora da Gestão SUAS, Francisca Ferreira, a assistente social do CRAS Alto da Maravilha, Silvania Barreto, além de pais e alunos.

VEJA TAMBÉM

Dia do Patrimônio abre programação de aniversário de 133

Comemoração da emancipação político-administrativa de Senhor do Bonfim.

leia mais...

3° Conferência Estadual de Educação da Bahia- COEED 2018

Aconteceu nos dias 03 e 04 de maio em Salvador, no hotel Fiesta, a COEED 2018

leia mais...

Evento discute os desafios da alimentação saudável na escola

O encontro foi muito importante para estimular as boas práticas e a promoção da alimentação saudável.

leia mais...

Educação convoca para receber carteira de alunos que utilizam transporte

Pais ou responsáveis de estudantes estão sendo convocados.

leia mais...

Regulamentação do Conselho Escolar foi tema de oficina

O conselho escolar é composto por um colegiado de professores, funcionários, gestores, pais e alunos.

leia mais...

Abertura da Jornada Pedagógica lota Centro Cultural Ceciliano de Carvalho

A 2ª Jornada Pedagógica de Senhor Bonfim continua até a próxima sexta-feira, 9 de março.

leia mais...